Dica do Nutricionista

Tudo sobre o colesterol: saiba com o que você deve se preocupar

Por Turí Souza 27/05/2014

Antes de sair cortando tudo da sua dieta para evitar um aumento ou mesmo baixar o colesterol do sangue é importante entender tudo sobre o colesterol 

 

tudo sobre colesterol

shutterstock

 

No artigo de hoje vamos entender melhor o colesterol e aprender quem é o verdadeiro vilão no processo de formação de placa de ateroma, o terror dos cardíacos pelo mundo afora! Vou começar com uma informação que todo mundo sabe, ou pelo menos já ouviu falar: o consumo de gordura saturada aumenta os níveis do LDL sanguíneo, que em um futuro próximo irá te matar do coração!

Isso é uma panaceia repetida pelos quatro cantos do universo. Será que é simples deste jeito mesmo? É ver uma picanha e sair correndo gritando “salve-se quem puder?”. Não é bem assim meus amigos. Então, vamos entender melhor tudo sobre o colesterol.

O LDL, também conhecido por leigos na ciência da nutrição como “colesterol ruim”, tem fama de vilão. Todos os males imagináveis pela medicina que se relacionem a doenças do coração são atribuídos ele. A maioria dos médicos afirma que ele é o principal causador da placa de ateroma e, por isso, fazem diversas recomendações dietéticas para seus pacientes sem nenhum fundo científico. Primeiramente, no curso de medicina ninguém estuda nutrição. E depois, a ciência já avançou e já sabe muito mais sobre esta pequena partícula do que se imaginava antes.

 

Tudo sobre o colesterol ruim

 

O LDL é uma proteína de baixa densidade utilizada para “empacotar” os excessos de macronutrientes que chegam ao fígado e enviar para a corrente sanguínea em busca de tecidos que necessitem destes nutrientes. Mais de 70% das partículas de LDL são formadas por triglicerídeos.

Opa! Aqui temos uma informação importante: diferente do que lhe ensinaram na escola, são os triglicerídeos em excesso que sobem os seus níveis de LDL! E você sabe o que faz subir os níveis de triglicerídeos no sangue? O consumo de refinados! Isso mesmo! Pães, massas, bolos e biscoitos são os responsáveis pelo aumento dos triglicerídeos sanguíneos.

Só por aí já teríamos tirado a culpa da subida do LDL da gordura saturada, mas a ciência já foi mais a fundo e vamos entender mais a respeito do assunto. Já se sabe também que existem 2 tipos de LDL. O padrão A e o padrão B.

O padrão A, é o “LDL saudável”, pois ele é formado por partículas maiores, menos densas, menos oxidadas e por isso não se deposita nas artérias, ou seja, não forma placa de ateroma.

E é exatamente este padrão que a gordura saturada faz aumentar no organismo. Ou seja, os 30% restantes dos seus LDLs que realmente aumentam com o consumo de gorduras saturadas não fazem mal a saúde! Ótima notícia né? Ok! 2 a 0 pra gordura saturada! Mas e o padrão B, de onde vem?

Já o padrão B é formado por pequenas partículas, muito densas e muito oxidadas, que são as principais responsáveis pela aterosclerose. Este padrão B sobe de acordo com o consumo de carboidratos refinados. Quanto mais alto os seus níveis de triglicerídeos (que medem diretamente o consumo de refinados), mais alto o padrão B do seu LDL.

Ahá! Então agora o mistério está desvendado! São os alimentos refinados os responsáveis por mais de 70% da elevação do seu colesterol LDL, e justamente do LDL padrão B, o que causa placa de ateroma!

Mas o terror não para por ai. Mesmo as suas partículas de LDL padrão A (saudáveis) podem virar padrão B (ruins) se elas forem oxidadas pelo excesso de insulina no sangue. Então vamos lá, temos informação nova: o excesso de insulina é capaz de oxidar o LDL de padrão A e fazê-lo virar padrão B e se depositar nas artérias. Meu Deus, e como faço pra evitar isso?

Ai é que vem o segredo. A insulina é um hormônio anabólico que é liberado quando o a sua glicemia sobe. A sua glicemia sobe quando você consome carboidratos refinados… E chegamos neles de novo!

Parece que tudo de ruim que acontece relacionado à placa de ateroma está ligado diretamente aos alimentos refinados. E isso já está mais do que comprovado cientificamente.

Recapitulando: quanto mais carboidratos refinados você come, mais sobem os seus triglicerídeos, o seu LDL padrão B (ruim) e mais você corre o risco de morrer do coração. Agora sim: “Salve-se quem puder!”

 

Tudo sobre o colesterol bom

 

Mas eu não poderia falar do LDL e não falar do HDL, o colesterol conhecido como “amigo do coração”. O HDL é uma proteína de alta densidade, responsável por retirar todo o “lixo” que circula na corrente sanguínea e levar para ser incinerado no fígado. Muitos leigos o chamam de “colesterol bom”. E adivinha um dos principais alimentos responsáveis pela subida do HDL? Gordura saturada!

Isso mesmo, ela é inocente! Além de só aumentar o LDL padrão A, que não prejudica o organismo, a gordura saturada aumenta também o HDL, que é um dos principais responsáveis pela “limpeza” do seu sangue.

Por isso meu amigo, não tenha medo das gorduras naturais dos alimentos. Carnes, ovos, manteiga, queijos, etc. Tudo aquilo que a sua vó comia lá na roça e viveu até os 100 anos continua sendo saudável até hoje.

Os grandes vilões da sociedade moderna são os alimentos refinados, principalmente os carboidratos como pães, massas, doces, bolos e biscoitos. Evite também as frituras feitas com óleos vegetais parcialmente hidrogenados (soja, milho, algodão, canola, etc) e margarinas, que são gorduras trans, estas sim, comprovadamente tóxicas para o organismo humano!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?