Especialidades

Ginástica laboral: pequenas atividades físicas que podem evitar lesões no trabalho

Por Mayara Pinheiro 12/03/2014

Considerada uma importante ferramenta, a ginástica laboral tem sido uma das práticas de prevenção mais adotadas pelas empresas hoje em dia.

ginástica laboral

Vivemos em uma época de profundas transformações tecnológicas, políticas e sociais. O estresse, a má alimentação e o sedentarismo afetam as pessoas, independentemente de sua idade, sexo ou nível socioeconômico, tendo como consequência a maior incidência de doenças coronarianas, endócrinas ou relacionadas ao trabalho.

Uma opção para diminuir os impactos dessas mudanças é utilizar o tempo vago para desenvolver algumas atividades que podem mudar a situação. Neste sentido, a ginástica laboral, que é realizada no próprio local de trabalho, contribui de maneira significativa para diminuir as situações de stress e os acidentes de trabalho, aumentando a produtividade e a melhora do bem-estar geral.

Ela possui curta duração e consiste em exercícios de alongamento das estruturas musculares envolvidas nas tarefas ocupacionais diárias. Não provoca cansaço físico ou suor, é realizada com a própria roupa de trabalho e tem como objetivo a prevenção de doenças ocupacionais, como por exemplo a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (D.O.R.T).

 

Entenda melhor como funciona a ginástica laboral

ginástica laboralComo todas as demais atividades físicas, um programa de ginástica laboral dever ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa dos fatores do ambiente de trabalho, e individual dos trabalhadores. Por essa razão não existe um modelo de aplicação universal. A atividade é escolhida de acordo com as necessidades do grupo que vai ser atendido e que podem ser usados conhecimentos como a Reeducação Postural Global (RPG), ergonomia, Pilates, Yoga, dentre outros. Entre as principais atividades podemos destacar: 

– Atividades de aquecimento: antes do início do trabalho;

– Exercícios de alongamentos: para equilibrar os músculos que ficam em posturas contraídas;

– Relaxamento muscular, que ajudam também a descontrair tensões emocionais;

– Micropausas: consiste em realizar a atividade laborativa, em pequenas frações de tempo, durante a jornada de trabalho.

Estas atividades ajudam a evitar a fadiga crônica, doenças ocupacionais, prevenção das possíveis doenças osteomusculares e ligamentares. Com isso, os funcionários estarão muito mais dispostos para o trabalho, diminuindo também as ausências por motivos clínicos.

As atividades físicas laborais devem ser aplicadas todos os dias da semana, para que dê resultados. Também está incluída no programa de ginástica laboral, a construção de um espaço adequado na empresa para que o trabalhador possa realizar os exercícios, conforme a sua capacidade e vontade. A sofisticação maior se dá com a inclusão de piscinas e campos esportivos. A grande dificuldade é medir a eficácia desses programas para o rendimento da empresa, já que, pessoalmente, os resultados são bons nas primeiras etapas do processo.

ginástica laboral

Entenda a Fisioterapia do Trabalho

A ginástica laboral é um dos procedimentos realizados pelo fisioterapeuta do trabalho, visando, de forma preventiva, a promoção da saúde do trabalhador. A fisioterapia do trabalho é uma área da fisioterapia que atua na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador, abordando diversos aspectos, como ergonomia, biomecânica, atividade físico funcional laboral e o tratamento de queixas ou desconforto físicos.

Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação das queixas e patologias músculos-esqueléticos de origem ocupacional. A fisioterapia do trabalho pode avaliar, prevenir e tratar lesões decorrentes das atividades no trabalho.

 

Saiba mais:

Confira os exercícios da ginástica laboral

Mitos e verdades sobre a ginástica facial

Os benefícios da hidroginástica para idosos

Aprenda a fazer a ginástica anti-celulite

4 exercícios de pilates em 15 minutos

Tonificar o corpo em casa

Exercícios para enrijecer a pele dos braços