Qualidade de vida

8 dicas para ajudar você a lidar melhor com a pressão e estresse do dia a dia

Por Redação Doutíssima 13/05/2014

Seja no trabalho, na escola, no ambiente familiar, no relacionamento ou em qualquer ambiente ou situação que nos coloque em contato com outras pessoas, somos confrontados diariamente com episódios de pressão e estresse.

Se o indivíduo, ainda por cima, é detalhista, perfeccionista e não lida muito bem com erros, julgamentos e comentários alheios ou falhas, a pressão e estresse são potencializados, pois este hábito resulta em mais cobrança e uma maior carga de cansaço físico e mental.

pressão e estresse

Rever atitudes de sua rotina ajuda a melhor enfrentar a pressão e estresse. Foto: Shutterstock

A insegurança pode contribuir na piora do quadro, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro. Para evitar a pressão e estresse que podem surgir em decorrência deste excesso de cobrança, você deve prestar atenção em suas ações e procurar incorporar novas atitudes no seu cotidiano.

Driblando a pressão e estresse

Para lidar e melhor encarar a pressão e estresse do dia a dia, você deve rever algumas atitudes de sua rotina. Veja abaixo oito dicas de como combater a pressão e estresse na sua vida. Pratique e viva melhor!

1. Cobranças excessivas: não se cobre excessivamente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante de muita cobrança, você poderá ficar desanimado, sem força e sem estímulo para cumprir o que lhe foi solicitado.

2. Não idealize soluções: diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, avalie a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao ficar idealizando soluções, você pode se prender a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito, o que o impedirá de sair da ideia e entrar em ação.

3. Analise a importância do próximo: ao nosso redor, sempre há pessoas com atitudes ou palavras que nos desagradam e irritam. Para lidar com elas, pense qual a importância que ela tem na sua vida e se vale a pena desperdiçar tempo e se estressar com o que foi dito por ela. Tenha certeza que há outras questões mais importantes para se preocupar do que com um comentário maldoso.

4. Seja mais seguro: pessoas inseguras sofrem muito quando submetidas à pressão e estresse, pois se questionam o tempo todo se darão conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Lembre sempre que se, você está em uma determinada função, é porque tem capacidade para tal.

5. Assuma a responsabilidade pelos seus atos: diante de um conflito, reavalie as suas atitudes e procure perceber se não partiu de você alguma atitude que desencadeou o problema. Em caso positivo, converse com as pessoas envolvidas e se desculpe pelo ocorrido.

6. Cuide da saúde: caso seu corpo esteja mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança como, por exemplo, dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ganho de peso, dificuldade de concentração procure primeiramente um médico e um psicólogo.

7. Inclua momentos de relaxamento e prazer em seu dia a dia: é de extrema importância ter momentos de relaxamento. Desligar um pouco dos acontecimentos para relaxar a mente e o corpo. Além disto, ao nos afastarmos dos problemas, conseguimos visualizá-los por outra ótica, possibilitando encontrar novas soluções para eles.

8. Respeite a si próprio: todo mundo tem limites. Ninguém é tão forte a ponto de aguentar tudo, e nem tão fraco a ponto de não dar conta de nada. Portanto, ao se confrontar com alguma situação de pressão e estresse que esteja além do seu limite, reconheça e peça ajuda para as pessoas próximas. Pedir ajuda não é vergonha.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia

Os benefícios da meditação

Pratique yoga na gravidez e sinta-se renovada