Primeiros Socorros

O que fazer diante de um desmaio? Veja dicas de socorro

Por Redação Doutíssima 02/07/2014

Em linhas gerais, o desmaio é uma perda inesperada dos sentidos, que desencadeia um desfalecimento e, consequentemente, a capacidade de manter-se em pé.

Desmaio é, em geral, passageiro

Normalmente, em casos de síncope, como também é conhecido o desmaio, há uma recuperação rápida e a pessoa volta completamente à normalidade.

Se a vítima não voltar à consciência, chame o atendimento médico de urgência. Foto: Shutterstock

Se a vítima não voltar à consciência, chame o atendimento médico de urgência. Foto: Shutterstock

Desmaio alerta para outras doenças

O desmaio não é considerado uma doença, mas é preciso ter atenção. Ele pode ser um alerta de outras alterações do organismo humano, como doenças do sistema circulatório ou cardíacas (arritmia, por exemplo) e alguns distúrbios do metabolismo (como a hipoglicemia, que é a falta de açúcar no sangue).

Além disso, pode ocorrer desmaio em consequência do uso de determinado medicamento. Por fim, o desmaio poderá ser um aviso de alguma condição pessoal da pessoa, como estresse extremo.

Como prever o desmaio

Como dito acima, o desmaio ocorre de forma repentina e inesperada, mas antes de acontecer, alguns sinais poderão ser um prenúncio do que está por ocorrer.

Dentre os sintomas de desmaio mais comuns, encontram-se os seguintes: mal-estar, sensação de moleza corporal, algumas náuseas, ânsia de vômito, respiração lenta e palidez. Especialistas descrevem, ainda, que antes do desmaio, há um momento de “escuridão total” – a pessoa não consegue mais enxergar.

Como socorrer a vítima de desmaio

Mas, ocorrido o desmaio, qual deve ser o procedimento para socorrer a pessoa atingida? Abaixo trazemos algumas dicas para o socorro das pessoas que sofreram um desmaio:

1. Caso a pessoa ainda não tenha sido vítima de desmaio, mas apresente aqueles sintomas que falamos mais acima, é recomendável que ela seja colocada em uma cadeira e com a cabeça entre os joelhos, aguardando que os sintomas passem.

2. Na hipótese de o desmaio já ter ocorrido, então, a primeira providência a ser adotada é afastar a pessoa de locais que eventualmente possam representar algum perigo. Por exemplo, janelas, buracos e escadas.

3. Depois, você pode deitar a vítima do desmaio, colocando-a de barriga para cima. A partir dessa posição, busque elevar as pernas em comparação com o restante do corpo, já que isso facilitará a circulação sanguínea, possibilitando que ela chegue até o cérebro da pessoa. Além disso, uma boa dica é colocar a cabeça da vítima em uma posição lateral, uma vez que isso facilitará a respiração.

4. Na sequência, busque afrouxar as roupas da pessoa que sofreu o desmaio. Com menos pressão sobre o corpo, haverá uma melhora na respiração e na circulação do sangue, possibilitando assim que a vítima retome a consciência mais rapidamente.

5. É importante, ainda, ventilar bem o ambiente em que se encontra a vítima do desmaio. O objetivo dessa medida é justamente uma maior circulação de ar e dar mais condições à pessoa para que ela possa respirar melhor e retomar rapidamente a consciência.

6. Com essas dicas, provavelmente a pessoa recobrará a consciência. Quando isso ocorre, à vítima do desmaio deve ser oferecido um copo de água e, além disso, a pessoa deve ser mantida sentada por aproximadamente 10 minutos antes de levantar-se. Este é o tempo ideal para que o funcionamento do organismo volte ao normal e impeça, assim, a ocorrência de um novo desmaio.

7. Caso a vítima, com os passos 1 a 5, não recobre a consciência, talvez seja recomendável chamar um atendimento médico de urgência.

8. É importante, também, evitar algumas ações: não jogue água fria no rosto para a pessoa acordar, não faça a vítima do desmaio cheirar álcool ou algum outro produto químico, e não sacuda a vítima.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento