Clínica Geral > Especialidades

Estudo relaciona apneia do sono à perda de audição

Por Redação Doutíssima 03/06/2014

Pessoas que sofrem de apneia do sono correm um risco acentuado de também serem acometidas de uma perda de audição repentina. É o que comprovam pesquisas médicas. Segundo estudos, a inflamação e as mudanças ocorridas nos vasos sanguíneos, que são relacionados à apneia do sono, podem elevar as chances de ocorrer uma perda auditiva.

É sabido que a síndrome da apneia obstrutiva do sono é um distúrbio caracterizado por uma pausa na respiração durante o sono e que atinge um entre cinco adultos. Em ambas as condições, tanto a perda de audição quanto a apneia do sono, há relação com a obesidade e com as desordens cardíacas.

Perda auditiva repentina pode ter como causa o distúrbio da apneia do sono. Foto: Shutterstock

Perda auditiva repentina pode ter como causa o distúrbio da apneia do sono. Foto: Shutterstock

A apneia do sono é de fácil tratamento após ser diagnosticada, embora não tenha cura. Por sua vez, a perda auditiva repentina só pode ser tratada se o médico for consultado imediatamente após detectar a doença.

É possível que as pessoas com perda de audição levem uma vida normal através do tratamento adequado, seja por meio de uso de medicamento, a partir da realização de uma intervenção cirúrgica ou ainda, pelo uso regular de aparelho auditivo combinado com a prática de comunicação assessorada por profissional habilitado.

O que leva à perda de audição

Ainda não há comprovação médico-científica de que a apneia do sono provoque perda de audição, porém, há o entendimento de que ela aumenta a probabilidade de isso acontecer com a pessoa.

Pesquisadores descobriram que os indivíduos que tiveram uma perda de audição de forma brusca, inexplicável e em níveis significativos também sofriam de apneia do sono, o que poderia apontar para um mecanismo biológico subjacente.

Homens com surdez súbita apresentam probabilidade 48% maior de ter um diagnóstico prévio de apneia do sono. Esta relação foi muito menos evidente em mulheres e, infelizmente, os pesquisadores não foram capazes de compensar estatisticamente a interferência causada pelo consumo do álcool e pelo hábito do tabagismo.

Outras causas

Além desta relação possível entre a perda de audição e a apneia do sono, é importante lembrar também que as infecções e as lesões cerebrais são, muitas vezes, responsáveis ​​pela surdez súbita, a qual, normalmente, acontece apenas em um ouvido. Nestes quadros, ocorre de os pacientes se recuperarem, às vezes de forma parcial, após algumas semanas ou nos primeiros meses de tratamento.

A inflamação vascular, que também leva a zumbidos, pode ter alguma relação com a perda de audição. A apneia do sono está correlacionada com o diabetes e a hipertensão, provavelmente por variações aleatórias e flutuantes nos níveis de oxigênio, embora um mecanismo semelhante possa estar relacionado com este tipo de surdez.

Sugere-se, a partir daí, que o tratamento da apneia possa reduzir a perda de audição dos pacientes, porém, ainda não há certeza quanto a isso, inclusive porque os pesquisadores ainda têm mais perguntas do que respostas sobre o vínculo entre surdez súbita e a apneia do sono. A partir dessas descobertas, se um paciente apresentar um quadro de surdez súbita, é aconselhável que procure um especialista para investigar a presença de apneia do sono.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite