Primeiros Socorros

Tumulto em multidão pode deixar feridos. Conheça primeiros socorros

Por Redação Doutíssima 28/06/2014

Situações de tumulto, como em partidas de futebol ou manifestações populares, têm acidentes como imprevistos, os quais precisam de cuidados imediatos de primeiros socorros. Dentre os casos mais comuns, estão os desmaios, além do estado de choque desenvolvido por alguma situação do momento.

Prepara-se para reagir em um tumulto

Para que você saiba um pouco mais sobre como reagir em casos de tumulto e primeiros socorros, é importante estar preparado, a começar pelos desmaios, que são quedas causadas por um estado de semiconsciência ou inconsciência repentinas.

tumulto

Tumulto pode gerar acidentes, exigindo rápido atendimento. Foto: Antonio Scorza/Shutterstock.com

O desmaio em tumulto

Na ocasião de um desmaio em tumulto, o cérebro deixa de receber a o suporte adequado de oxigênio ou açúcar que mantém suas funções plenamente ativas.

Durante o tumulto, o desmaio pode ser ocasionado por motivos como forte calor, longos períodos sem ingerir alimentos, além de cansaço e emoções muito fortes. Geralmente, nota-se que a pessoa apresenta palidez, pulsação baixa, suor frio e fraqueza, assemelhando-se com sintomas do estado de choque.

Como socorrer vítima desmaiada em tumulto

Caso você perceba que a pessoa esteja prestes a desmaiar, é necessário fazê-la sentar com a cabeça entre os joelhos e com as pernas formando um ângulo, ou deitá-la com as pernas levantadas. A seguir, veja mais informações quanto aos primeiros socorros em caso de tumulto com paciente desmaiado:

Molhe a testa da pessoa com água fria;

– Caso a pessoa já esteja desmaiada, deite-a na posição lateral de segurança e, de preferência, com a cabeça um tanto mais baixa que as pernas;

– Deixe as roupas mais frouxas e mantenha a vítima de forma confortável e aquecida;

– Ao recobrar seus sentidos, a vítima deve ingerir algo açucarado para tomar, a fim de que recupere os níveis de açucares perdidos – os quais podem ter sido a causa do desmaio;

– No caso de um local com tumulto, muitas vezes, torna-se difícil fazer com que a pessoa recupere os sentidos. Então, recomenda-se que seja administrada uma espécie de pasta feita com água e açúcar, com pouca água e mais açúcar. A pasta deve ser colocada debaixo da língua da pessoa mesmo inconsciente, até que chegue o socorro médico;

– Evite dar algo para que a vítima beba enquanto estiver inconsciente, pois ela pode se afogar ou engasgar com os líquidos.

Estado de choque em tumulto

O estado de choque em tumulto é um estado de semiconsciência em que a pessoa apresenta palidez de face, visão turva ou escurecida, suor frio e vertigem, pulso rápido, porém fraco, calafrios, náuseas ou vômitos, respiração curta e superficial.

Comumente, ele é causado como consequência de outros acontecimentos, em ocasião de tumulto ou uma queda, além da perda de sangue elevada, envenenamento ou intoxicação por produtos químicos.

Durante o estado de choque, o indivíduo costuma ter uma queda brusca da pressão arterial, o que pode levar a óbito caso não sejam adotadas as técnicas corretas de socorro em tempo hábil.

Socorro ao indivíduo em choque no tumulto

É importante manter a vítima deitada, aquecida e confortável, e controlar qualquer tipo de hemorragia eventual.

Se houver vômito, vire a vítima com a cabeça para o lado para que não haja sufocamento. Coloque suas pernas para cima, caso não sejam identificadas fraturas, a fim de que ocorra um retorno venoso. A cabeça deverá ficar mais baixa que o tronco.

Procure sempre retirar a vítima do meio do tumulto, caso seja possível. Ao perceber a ausência de pulsação, aplique a técnica de massagem cardíaca até que o socorro venha.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

7 Mitos sobre os primeiros socorros que você não sabia

Kit de primeiros socorros para casa e viagens: o que ter no seu kit de primeiros socorros

Conheça o aplicativo de primeiros socorros do Dr. Drauzio Varella que pode salvar vidas

Perda de consciência: quais as causas e quais os melhores procedimentos para um procedimento de emergência

Como tratar de uma desidratação aguda: diagnóstico, procedimentos, cuidados e o que fazer em caso de emergência

Como fazer bandagem para curativos

O que fazer em caso de choque elétrico