Filhos

Conheça diversos benefícios da prática de ginástica olímpica para crianças

Por Redação Doutíssima 05/09/2014

Conjunto de exercícios corporais sistematizados, onde se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade, a ginástica olímpica para crianças traz muito benefícios. Além de ser uma atividade saudável, as crianças também aprendem a ter disciplina, responsabilidade, ter coragem, força, determinação, rapidez nos movimentos e um ótimo domínio sobre as ações do corpo.

Ginástica olímpica para crianças faz bem ao corpo

Os benefícios da prática de ginástica olímpica para crianças não param por aí: a atividade também aumenta a coordenação motora, o equilíbrio, a agilidade e a concentração, estimula o crescimento, além de dar ritmo e graça aos pequenos.

ginástica-olímpica-para-crianças

Ginástica olímpica estimular exercícios de equilíbrio e de flexibilidade. Foto: Shutterstock

Se o seu baixinho gosta de brincadeiras, como subir em árvores, muros, saltar sobre a cama, virar cambalhotas e dar piruetas, pode se sair muito bem na ginástica olímpica para crianças. Existem diversos exercícios realizados em aparelhos ou no solo que elas poderão se identificar.

Idade recomendada na ginástica olímpica para crianças

A ginástica olímpica para crianças pode ser praticada por crianças de todas as idades. Os exercícios e atividades irão variar de acordo com a capacidade do pequeno.

Para crianças com menos de dois anos de idade, é indicado atividades lúdicas, pois elas ainda não conseguem se firmar bem sozinhas. Este tipo de exercício estimula a inteligência, além de gastar energias. Para crianças com mais de dois anos, o professor pode estimular exercícios de equilíbrio e circuitos que incluam saltos, rolamentos, escadas e corridas.

Lembrando que as aulas não podem ultrapassar de 30 minutos de duração até os quatro anos e 45 minutos a partir dos cinco. Esta fase inicial vai até dez anos de idade e, neste período, a brincadeira deve ser o foco principal das aulas, sem estimular a competição.

Os treinamentos voltados para competições de ginástica olímpica para crianças devem ser realizados entre os 12 e 15 anos. Nesta fase, a criança já sabe se é realmente isto que ela quer, podendo escolher entre praticar ou não.

Ginástica olímpica nas escolas

Segundo especialistas, é muito importante que as escolas introduzam a ginástica olímpica para crianças em seus projetos pedagógicos. Para aquelas instituições com poucos recursos, a atividade pode ser realizada com materiais adaptados, possibilitando ao aluno um melhor desenvolvimento e formação psicomotora.

Professores de educação física podem inserir em suas aulas exercícios como saltar, correr, apoiar-se, fazer rolamentos, entre outros do gênero.

Praticando a ginástica olímpica na escola, as crianças têm a possibilidade de reconhecer as modalidades com que mais se identificam, aumentando o êxito e prazer no esporte. De acordo com grandes técnicos, é dentro das escolas que surgem os melhores atletas e esportistas.

A ginástica olímpica desenvolve a parte física e também a intelectual, além de melhorar a postura, a disciplina em sala de aula, a integração entre os colegas e a organização.

Se seu filho gosta das atividades citadas acima e a escola dele não oferece aulas de ginástica olímpica, matricule ele em uma escola especializada. Com a modalidades, seu filho pode obter inúmeros benefícios sem prejudicar sua saúde e crescimento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!