Esporte

Judô para crianças é aliado do desenvolvimento sadio do seu filho

Por Redação Doutíssima 04/07/2014

Aulas de judô para crianças são muito benéficas à saúde, embora a maioria dos pais veja a prática mais como competitiva. O judô para crianças ajuda a formar um cidadão com valores quanto a respeito, integridade e disciplina.

Judô para crianças tem conceitos rígidos

Uma grande vantagem do judô para crianças não está apenas o fato de ser uma arte marcial japonesa com conceitos rígidos, mas em outros fatores ligados a aspectos educacionais e de formação do indivíduo.

judo-para-criancas

Prática do judô para crianças ajuda na fase do desenvolvimento dos pequenos. Foto: Shutterstock

Não se pode, no entanto, concluir que somente o esporte irá educar as crianças, pois os pais têm papel fundamental nisso. A educação da criança deverá ocorrer no conjunto, formado pela escola, casa e local de treino.

Início do judô para crianças

Geralmente, o judô para crianças começa na faixa etária entre 2 e 7 anos, denominada de Estágio Pré-Operatório ou Fase Intuitiva. Trata-se de um período de extrema importância para o desenvolvimento da criança, quando ela usa a estratégia do jogo simbólico para organizar e compreender o mundo. Ainda, tem no jogo uma alternativa para se livrar de certas angústias.

Nesse jogo simbólico, ela passa a fantasiar a realidade, como, por exemplo, diz que o carrinho de brinquedo é sua nave espacial, ou que seu boneco tem superpoderes. Isso tudo faz muito sentido para a criança, embora os adultos tratem como uma fantasia, muitas vezes, irrelevante. O judô para crianças trabalha bastante com jogos simbólicos.

Durante o treino, a criança costuma criar certas fantasias para entender um golpe, a sua relação com a outra criança e que, às vezes, ela pode machucar o outro. A criança pode achar que o Judogi (ou kimono) é uma espécie de armadura que lhe dá poderes e se sente capaz de usar o corpo para realizar os movimentos aprendidos. Através do esporte, ela desenvolve sua capacidade motora.

Benefícios do judô para crianças

Durante o judô para crianças, elas aprendem a deixar de lado o egocentrismo, pois a atividade incita isso com os jogos. As lutas e, principalmente, as trocas de faixas, fazem com que elas se graduem e percebam que devem ser exemplo para as crianças menos graduadas. A partir daí, criam o respeito pelo outro.

Caso a técnica possa machucar o colega, ela descobre que não deve ser aplicada durante o treino. Nas aulas de judô para crianças, elas aprendem que ultrapassar os limites do próprio corpo pode significar machucar um amigo. O resultado é o desenvolvimento do seu autocontrole.

Judô para crianças não é só uma brincadeira

A prática do judô para crianças tem papel fundamental nesta fase do desenvolvimento para a criança. O jogo não é apenas uma brincadeira, mas corresponde ao modo de organizar o mundo e entender qual o seu papel nele.

Por vezes, a criança não aceita a derrota com facilidade e passa a criar estratégias nos jogos para modificar as regras e sair vencedor. Isso acontece porque derrota afeta sua autoestima.

No judô para crianças, as competições ajudam a trabalhar a derrota e fazem com que a criança perceba que, numa luta, apesar de um vencer e outro perder, isso se refere a algo de momento.

Por ter uma torcida familiar, muitas vezes, a criança sente uma obrigação maior em vencer. Portanto, é necessário que, desde o início, ela esteja preparada para a derrota, que é algo natural e que servirá para o seu crescimento e desenvolvimento, sem o colocar como um eterno perdedor.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

MMA para crianças: popularização da prática causa controvérsia

Editorial: Devagar com as crianças

Pensando em escolher uma atividade física para o seu filho? Saiba qual o melhor esporte para as crianças

Yoga para crianças: descubra as vantagens de praticar em família