Receitas

Pamonha light é saborosa e não leva gordura. Veja como fazer!

Por Redação Doutíssima 19/07/2014

Em época de festas juninas e julinas, a tradição vai muito além da fogueira, do chapéu, da pescaria, dos fogos de artifício e do traje de caipira. Pé de moleque, pinhão, pipoca, cuscuz, quindim, cocada e bolo de fubá estão entre as gostosuras que te deixam com água na boca a cada evento deste tipo que você participa.

Se todos estes alimentos parecem inimigos da boa forma, a pamonha light surge como alternativa mais saudável.

pamonha-light

Pamonha light ajuda você a curtir as festas juninas sem prejudicar a sua dieta. Foto: Shutterstock

Pamonha light é opção saudável

De forma paralela a esta cultura de festejar São João, São Pedro e Santo Antônio, surge à sensação de culpa por não conseguir resistir às delícias que são servidas neste tipo de festa.

A pamonha light é uma adequação do quitute, muito popular em algumas regiões do Brasil, que normalmente é preparado à base de milho verde ralado, leite de coco, manteiga e açúcar ou sal.

O prato torna-se ainda mais irresistível durante o inverno quando o frio chega com força e comer se torna um prazer ainda maior. Nesta época do ano, o gasto calórico do corpo é maior e é ainda mais importante repor as energias. Boa parte dos alimentos que compõe o cardápio das festas juninas é recheada de carboidratos e gorduras que podem ser grandes vilões na sua dieta.

Para que você consiga aproveitar essas delícias sem culpa, preparamos para você uma receita de pamonha light, que além de saborosa tem menos calorias do que a convencional.

Ingredientes

– 4 espigas de milho verde com a palha

– 1 xícara (chá) de leite desnatado

– 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

– Adoçante em pó a gosto.

Modo de preparar a pamonha light

Descasque e rale as espigas. Caso ache melhor, corte os grãos rentes ao sabugo e bata, pulsando no liquidificador ou no processador de alimentos, até formar uma pasta grossa.

Junte o leite, o açúcar e o adoçante e misture.

Lave a palha do milho e passe por água fervente. Coloque uma dentro da outra, formando um saco, e dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira de palha.

Forme 4 sacos.

Divida o recheio e coloque em cada saco. Dobre ou amarre a outra extremidade. Se dobrar as extremidades, amarre a superfície para prender bem as dobras.

Em uma panela com bastante água fervente, coloque a pamonha para cozinhar durante 30 minutos. Após retirar, aguarde esfriar um pouco antes de servir.

A receita da pamonha light é simples e leva um tempo aproximado de 45 minutos para ficar pronta. Ela rende 4 porções e contém em média 124 calorias por porção. Isso se deve a substituição dos ingredientes pesados da receita convencional por outros com menor valor calórico.

Um exemplo é a utilização do açúcar mascavo, que provoca uma sensação de saciedade em quem está consumindo. Desta forma a pessoa consegue segurar a fome por mais tempo consumindo a mesma quantidade de calorias. Agora que você conhece a receita da pamonha light aproveite para curtir as festas juninas sem medo de prejudicar a sua dieta.

Confira também uma receita de paçoca light:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!