Receitas

Saiba como preparar marmita light para a correria do dia a dia

Por Redação Doutíssima 26/02/2015

Quem quer perder peso, deve passar longe de restaurantes. Afinal, é difícil resistir a tanta tentação. Por isso, recorrer a uma marmita light, além de ajudar na boa relação com a balança, também ajuda na saúde do bolso, pois está caro comer fora de casa.

marmita light

Levar refeições para o trabalho é uma opção para ficar longe dos restaurantes. Foto: iStock, Getty Images

Levar almoço e lanche para o trabalho exige um dedicação e organização, pois é preciso deixar a marmita pronta na noite anterior.

Para facilitar, você pode preparar as refeições uma vez na semana e congelar ou, se preferir, preparar parte dos alimentos, como as saladas, duas vezes por semana.

Vantagens da marmita light

Além de proporcionar economia, a marmita light contribui para a perda de peso e  no controle do colesterol e da pressão arterial. Isso porque quando o alimento é feito em casa, é possível controlar o uso de gorduras, açúcares e sal no preparo das refeições.

Coisa que é impossível em restaurante. Quando se levas as refeições de casa, também ficamos longe das sobremesas. Saborosas e tentadoras, elas são fonte de gordura e de açúcar, dois vilões do controle de peso.

 

Como levar a marmita light para o trabalho

Existe, no mercado, um infinidade de potes que servem para você levar sua marmita ao trabalho. Os preços também variam bastante.

É possível escolher entre os clássicos potes de plásticos, que geralmente ficam manchados e ficam com cheiro dos alimentos, potes de vidro ou marmita térmica. Há opções de potes com divisórias para você colocar os alimentos sem que eles se misturem.

A marmita light também deve ser levada e armazenada em locais adequados. O ideal é levar a marmita dentro de uma sacola térmica.

Há opções pequenas e de custo acessível. Ao chegar ao trabalho, coloque o pote dentro da geladeira e, caso não consuma tudo, guarde apenas o que não foi aquecido.

 

Exemplos de marmita para levar ao trabalho

Preparar uma marmita light não tem segredo, mas exige um pouco de dedicação. Priorize alimentos assados, grelhados ou cozidos – elimine de vez a fritura.

Para agilizar, alguns alimentos você pode preparar uma ou duas vezes por semana, como saladas, arroz integral, feijão ou lentilha. As carnes devem ser feitas todos os dias.

Veja como preparar uma marmita light de segunda a sexta-feira:

1. Segunda-feira

 

Coloque, num pote, alface, cenoura ralada, tomate e brócolis refogado. Num segundo pote, coloque três colheres de arroz integral, duas de feijão e um peito de frango grelhado. De sobremesa, leve uma fruta.

 

2. Terça-feira

 

Salada verde, como alface e rúcula, tomate e chuchu no vapor. Como opção de quente, leve uma porção de batata, duas colheres de arroz integral e um filé de peixe assado ou grelhado. Para sobremesa, gelatina.

 

3. Quarta-feira

 

Para não enjoar, varie a salada, use rúcula, agrião, tomate, cenoura, pepino, palmito. Uma porção com duas conchas de lentilha e um frango grelhado. De sobremesa, leve uma fruta.

 

4. Quinta-feira

 

Salada de alface, tomate, cenoura e beterraba picada. Três colheres de arroz integral, feijão, abobrinha recheada, ou refogada, com carne moída. De sobremesa, gelatina.

 

5. Sexta-feira

 

Salada de agrião, vagem, tomate, pepino e palmito. Cenoura, brócolis, couve-flor no vapor, omelete feito com três ovos, queijo branco e peito de peru. De sobremesa, leve uma fruta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!