Psicologia

Será a mordida de Suárez um transtorno psicológico? Entenda o assunto

Por Redação Doutíssima 19/07/2014

A mordida de Suárez em Chiellini foi uma das imagens mais impactantes da Copa do Mundo no Brasil. O que motivou a atitude do jogador uruguaio, que já havia recorrido à tática em outras oportunidades?

A mordida de Suárez

Último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA na Arena das Dunas em Natal, no Rio Grande do Norte. A partida se encaminha para o final, e a seleção uruguaia precisa de um gol para conseguir a classificação. O time adversário é a tetracampeã Itália. Os nervos estão à flor da pele. E em uma disputa de bola, dentes se juntam à história. Após um esbarrão com o uruguaio Luiz Suárez, o italiano Giorgio Chiellini baixa a camisa até o ombro e revela as marcas da mordida de Suárez.

mordida-de-suárez

Mordida de Suárez foi um dos momentos marcantes da Copa do Mundo. Foto: AGIF/Shutterstock.com

Minutos depois, as dezenas de câmeras que estão envolvidas na transmissão da partida mostram a imagem do uruguaio indo com os dentes de encontro ao italiano. Mas o que poderia ter motivado a mordida de Suárez? Diante de milhares de pessoas presentes no estádio e outras centenas de milhões assistindo pela televisão em suas casas, um atleta profissional reconhecido como ídolo em seu país comete uma ato tão primitivo. Qual é a explicação?

Psicologia analisa mordida de Suárez

A psicologia estuda este tipo de caso e traz várias explicações diferentes para a mordida de Suárez. A primeira delas remete a uma infância difícil. Quarto filho de uma família de sete irmãos ‘Luisito’, como é conhecido pelos torcedores, teve uma infância pobre e desde cedo teve que lutar para obter destaque.

Esta linha de raciocínio aponta ainda que pode ser algo vindo da primeira infância que acabou desencadeando o comportamento, como ele ter sido mordido.

A mordida de Suárez não é um caso isolado na carreira do jogador. Em outras duas oportunidades o atleta não titubeou em tascar os dentes em um adversário. Na última delas, em abril de 2013, o jogador foi suspenso por dez jogos no campeonato inglês, onde atua pelo Liverpool.

A reincidência leva a outra ideia sobre o caso. Em situações extremas de estresse como uma partida de futebol, onde existe contato físico em várias situações. O jogador uruguaio pode sofrer de um tipo de distúrbio que o faz esquecer por um instante onde está e acaba cometendo um ato impensado. É errado presumir que se trate de uma obsessão ou fetiche este tipo de comportamento.

Outra hipótese é que a mordida de Suárez seja decorrência de muito tempo controlando uma forte emoção. Algumas pessoas podem não lidar com isso de maneira adequada e quando liberam toda a emoção que estava canalizada acabam por agredir ou neste caso morder outra pessoa.

Fato é que Suárez cometeu uma atitude que não condiz com o esporte e com um personagem que serve de exemplo para milhares de crianças que se espelham nas suas ações.

Além da punição que recebeu da FIFA, ficar fora de nove jogos internacionais e estar impedido de praticar futebol por quatro meses, Luisito deve procurar auxílio profissional.

Ao mesmo tempo em que marca de forma negativa a carreira do atleta, este comportamento pode causar lesões serias e até mesmo ser o responsável pela transmissão de bactérias e doenças como a candidíase e as hepatites A e B.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!