Filhos

Que tal levar seu filho ao zoológico? Saiba como se preparar!

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

O Dia das Crianças está chegando e são muitas as opções de atividades para fazer com o seu filho em comemoração à data. Mas se você quer aproveitar o momento em contato com a natureza, uma visita ao zoológico pode ser uma excelente opção. Veja dicas para tornar a ida ao Zoo um programa inesquecível!

Dicas para a visita ao zoológico com as crianças

Uma visita ao zoológico é um programa espetacular para você fazer nessa época, já que combina diversão com o estímulo às crianças para que aprendam mais sobre o mundo animal e ainda conheçam espécies diferentes das que estão acostumadas no dia a dia.

visita-ao-zoológico

Visita ao zoológico pode ser alternativa muito interessante para as crianças. Foto: Shutterstock

Pode parecer um simples passeio, mas com alguma programação a visita ao zoológico pode se tornar uma alternativa ainda mais interessante para as crianças.  Confira abaixo algumas dicas sobre como planejar essa jornada pelo reino animal:

Antes da visita ao zoológico

Converse com a criança

Se a criança é muito pequena e essa é a primeira vez que ela irá fazer uma visita ao zoológico, é bastante recomendado que você converse com seu filho sobre as expectativas dele.

É natural que a criança fique ansiosa e apreensiva, e quanto menos dúvidas ela tiver, mais natural será sua aceitação ao passeio. Pode parecer bobagem, mas é legal esclarecer para ela que durante o passeio vocês terão onde comer, beber e também poderão fazer suas necessidades fisiológicas.

Ajude a escolher a roupa

Para uma experiência mais positiva em termos de aprendizado, o ideal é ir ao zoológico em épocas menos tumultuadas. Mas estamos falando de programa de Dia das Crianças, certo?  Para essas épocas de, como há uma maior quantidade de pessoas que também fazem a visita ao zoológico, o ideal é que você vista seu pequeno com uma cor brilhante. Pode parecer irrelevante, mas caso aconteça de ele se perder no meio de uma multidão, ficará mais fácil de reconhecê-lo depois. É uma questão de segurança.

Defina as atrações

Alguns zoológicos são extremamente grandes e, por isso, visitá-los de ponta a ponta pode ser bastante cansativo. Para não prejudicar o passeio, consulte o site do local na internet, veja o mapa, e combine com seu filho quais as atrações que ele mais gostaria de ver.

Assim você não irá frustrar a expectativa do pequeno, deixando-o sem visitar aquele animal que ele tanto queria conhecer. Diga a ele, também, que em outra oportunidade vocês podem combinar outra visita ao zoológico para conferir outros animais.

Descubra programas especiais para as crianças

Na época de férias escolares, alguns zoológicos promovem programas especiais para as crianças, já que sabem que as visitas aumentam bastante nessa época. Busque informações no site do lugar que você pretende visitar e veja se, no dia, não estarão ocorrendo esses programas especiais. Isso poderá tornar a experiência ainda mais atraente.

Desperte o interesse da criança

Antes e durante o passeio, não esqueça de manter o nível de interesse de seu filho bem alto comentando curiosidades a respeito dos animais, comentando aspectos bacanas do que vocês verão e tente fazer perguntas e jogos de adivinhação. Além disso, outra atividade bacana é estimular que a criança compare os animais e faça relações quanto ao tamanho, peso, aspecto físico, etc.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!