É sempre complicado colocar as crianças para fazer o dever de casa. Elas nunca querem deixar os brinquedos e a tv para se dedicarem mais aos livros que acabaram de fechar na escola. Existem crianças que amam estudar e os pais sortudos não encontram muitas dificuldade para estimulá-las. Mas e quando não temos essa sorte? Veja conosco 10 dicas para estimular seus filhos a encarar os cadernos com mais prazer.

 

7e72812c-cd76-45ba-924a-65e2a89f9138_NZawvFGW_contentimage

 

1. Fale sobre a importância de aprender. Conte para sobre sua época na escola e mostre seus cadernos antigos se ainda os tiver em casa. Fale como foi o seu desenvolvimento e a importância da escola para você chegar a ter a profissão que têm.

 

2. Se a criança não quiser fazer a lição, converse e descubra o motivo, já que pode ser por não ter entendido a matéria. Nesse caso, explique, auxilie. mas tenha cuidado para não acabar fazendo o dever por ela.

 

3. Estabeleça horários para estudar em casa. É importante que os pequenos tenham tempo para brincar e fazer outras atividades que goste. Se a criança tiver uma rotina, ela saberá que terá tempo para brincar e não só fazer o dever.

 

4. Proporcione ao seu filho um ambiente tranquilo para estudar, sem barulho de televisão ou rádio, por exemplo. desta forma, a criança fica mais concentrada.

 

5. Use um pouco do seu tempo para ajudar com criatividade nos deveres. Se ele não entender um exercício e geometria, por exemplo, busque objetos pela casa para explicar; monte teatrinhos sobre os assuntos estudados ou invente músicas explicativas.

 

6. Sempre que possível, faça experiências em casa com seus filhos. Eles vão ficar encantados ao verem na prática algum assunto que tenha aprendido na escola.

 

7. Não fique o tempo todo ao lado da criança, para que não se habitue a fazer a lição apenas na companhia dos pais;

 

8. Oriente seu filho sobre onde e como pode buscar informações sobre temas que ele tenha que pesquisar. Dê preferência à sites, livros ou outros materiais de fácil entendimento e voltados para crianças.

 

9. Leve os pequenos a museus ou a outros espaços educativos, principalmente aos com opções interativas, onde possam aprender de forma diferente e divertida.

 

10. Quando você não souber responder à uma dúvida da criança, anote-a e estimule-o a perguntar para a professora.

 


DEIXE UMA RESPOSTA