Filhos

Saiba mais sobre os benefícios da natação para bebês

Por Redação Doutíssima 25/06/2014

Se você ainda desconhece os benefícios da natação para bebês, fique sabendo que o contato com a água pode fazer maravilhas pelo seu filho, melhorando o desenvolvimento e a coordenação nessa fase da vida.

Estudos comprovam os benefícios da natação para bebês

Recomenda-se que os pais coloquem seus filhos em contato com a água, ainda que recém-nascidos, para que eles possam se familiarizar com o ambiente.

benefícios da natação para bebês

Natação melhora a coordenação, o equilíbrio e o conhecimento do espaço do bebê. Foto: Shutterstock

Até os 4 anos de idade, as crianças não possuem autonomia ou desenvolvimento para nadar por conta própria e, por isso, necessitam da ajuda dos pais.

Estudos comprovam que os bebês que desfrutam dessa experiência na água melhoram a sua coordenação, bem como o equilíbrio e a força muscular, além de relaxarem mais, ganharem apetite e dormirem ainda melhor.

Conhecendo os benefícios da natação para bebês, você poderá conduzir seu filho até uma escola de esportes especializada, mas é importante estar ciente de que eles são incapazes de nadar como um adulto. Isso ocorre pelo fato de serem muito pequenas para desenvolverem autonomia na água ou para adquirirem os movimentos da natação.

Como aproveitar os benefícios da natação para bebês

Os benefícios da natação para bebês podem ser aproveitados logo após o seu nascimento, podendo se dar através de simples brincadeiras no mar ou na piscina com os pais. Além de divertida, a atividade será muito benéfica para a saúde do pequeno.

Sugere-se que a natação apareça na vida dos recém-nascidos em torno dos 3 ou 4 meses de vida, porém, algumas escolas só atendam crianças acima de 6 meses, devido à falta de estrutura adequada para receber bebês os menores.

A partir dos 9 meses, os bebês costumam perder uma série de reflexos inatos e muito úteis para a natação. Por esse motivo, recomenda-se que iniciem o contato com a água antes do primeiro ano de vida. Dessa forma, pois irão se adaptar melhor do que as crianças mais velhas.

Dentre os benefícios da natação para bebês nessa faixa etária, está o fato de eles terem a capacidade de flutuar, mexer o corpo dentro da água de forma relaxada e, para, além disso, manter a apneia reflexa.

Sabe-se que o medo da água acontece conforme a criança vai crescendo e, dessa forma, quanto mais tempo ela ficar longe da água, mais probabilidade terá de desenvolver receio ou fobia, o que irá dificultar a aprendizagem da natação.

Conheça os benefícios da natação para bebês

Dando sequência aos benefícios da natação para bebês, confira uma relação que poderá lhe ajudar a tomar uma decisão e incluir seu filho nesta atividade sadia:

– A atividade melhora a coordenação, o equilíbrio e o conhecimento do espaço, aumentando a força devido aos exercícios musculares;

– Permite que haja um desenvolvimento prematuro nas habilidades psicomotoras;

– Fortalece o sistema cardiorrespiratório, melhorando a resistência do bebê;

– Amplia a capacidade do sistema respiratório e a regula sua circulação sanguínea;

– Relaxa a criança, pois os exercícios são suaves e combinam com a água numa temperatura agradável;

– Incentiva a segurança e a independência do bebê, aumentando o sentimento de independência e de autoconfiança;

– Auxilia na socialização e contribui na comunicação com os outros.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

9 Dicas para encontrar o esporte ideal

Nada de competição! Exercício físico para crianças tem que ser na hora certa

Saiba mais sobre o Handebol: um esporte de força

Como fazer atividade física em casa

Como evitar náuseas durante exercícios físicos

Queime calorias voltando a ser criança: 9 atividades físicas da infância que funcionam como um ótimo treino

Conheça as vantagens da natação para os bebês