Especialidades

Impotência sexual pode ter origem física ou emocional. Veja como enfrentar o problema

Por Redação Doutíssima 26/07/2014

Embora muitos de nós tenhamos este distúrbio como algo até raro, a impotência sexual é comum e assola a maioria dos homens em alguma fase da vida. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, ela geralmente é reversível.

Origens da impotência sexual

Para que o problema seja contornado, no entanto, é preciso que haja o entendimento da sua causa para tratá-lo adequadamente. Em 90% das vezes, as causas da impotência sexual são puramente orgânicas – os outros 10% são causas psicológicas da disfunção erétil.

impotência-sexual

Impotência sexual é comum e atinge a maioria dos homens em alguma fase da vida. Foto: Shutterstock

Causas psicológicas

Entre as causas psicológicas causadores da impotência sexual, pode-se destacar os problemas de traumas causados por situações recentes do cotidiano, ou por bagagem acumulada e relacionada com a infância.

Além disso, quadros de estresse, ansiedade e depressão também afetam comprovadamente o estado de libido sexual masculina, podendo ocorrer uma redução da vontade sexual, conforme a estrutura emocional da pessoa.

Há ainda uma situação comum pela qual a maioria dos homens passa pelo menos uma vez na vida, que consiste na ansiedade relacionada à performance sexual, explicada muitas vezes pelo medo da falha. Um caso de impotência sexual casual por ansiedade pode gerar uma expectativa futura, afetando os reflexos sexuais masculinos e, consequentemente, inibindo-os.

Falhas ocasionais no desempenho sexual também podem ocorrer em muitas outras situações. Elas podem ser, por exemplo, surgir de uma simples falta de diálogo com o parceiro sexual ou um atrito conjugal. Também devem ser considerada a presença de elementos perturbadores no ambiente, tais como barulho ou luz, fadiga ou medo de ser pego em relações ilícitas.

Os fatores psicológicos ainda estão presentes quando a causa da impotência é puramente orgânica, ou seja, a incapacidade de alcançar ereção nestes casos aumenta com a ansiedade e o medo de não conseguir ter ereção.

Causas físicas

Muitas são as causas físicas que resultam em uma dificuldade de ereção. Dentre elas, as mais exploradas são os problemas relacionados com a falta de irrigação sanguínea no pênis causada, geralmente, por doenças sistêmicas que atingem os vasos sanguíneos da região genital, como diabete e colesterol. Essas doenças podem obstruir ou estreitar a passagem de sangue, dificultando o processo de ereção.

Além disso, o uso de drogas e remédios pode afetar a intensidade do fornecimento sanguíneo ao pênis, ou ainda relaxar demais os vasos. Entre esses medicamentos, é possível citar alguns tipos de fármacos para pressão arterial, bem como antidepressivos e ansiolíticos.

Também podem ser relacionados remédios utilizados para o tratamento de alergias diversas, bem como medicamentos com a finalidade de tratar problemas de ordem gastrointestinal. Além disso, o abuso de substâncias tais como álcool, tabaco, cocaína entre outras drogas é a maior causa de impotência nos dias de hoje.

Outras causas da impotência sexual

Entre os casos de impotência sexual de ordem psicológica, é possível considerar distúrbios do sistema nervoso, bem como distúrbios hormonais causados principalmente pelo período de andropausa, caracterizado pela redução da produção de testosterona.

Para entender cada possível razão pela qual ocorre a impotência sexual, o indicado é vencer as barreiras da vergonha e consultar um médico, a fim de identificar, tratar e manter a qualidade das relações pelo máximo de tempo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!