Especialidades > Sexualidade

Você tem problemas de ereção? Saiba diferenciar episódios esporádicos da disfunção erétil

Por Redação Doutíssima 07/05/2014

Problemas de ereção, ou disfunção erétil, é a incapacidade do homem para ter uma ereção dura o suficiente para ter relações sexuais. Ela também pode ser conhecida como impotência sexual.

Não é incomum que isso aconteça a um homem de vez em quando, mas problemas de ereção frequentes pode ser um sinal de um problema médico maior, que precisa de atenção. A disfunção erétil pode levar complicações na vida do homem.

problemas de ereção

Entre 15 e 30 milhões de homens são afetados pela disfunção erétil, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. É importante lembrar que problemas de ereção não estão ligados à idade. Embora possa não ser tão fácil obter uma ereção com o avanço da idade, ela não é parte  inevitável do envelhecimento.

Uma ereção é o resultado do aumento do fluxo sanguíneo para o pênis durante a estimulação sexual. Quando um homem se torna sexualmente animado, os músculos do pênis relaxam, permitindo um aumento do fluxo de sangue através de várias artérias. Este sangue enche as cavidades no pênis, colocando pressão sobre as várias veias no seu interior. Isso significa que mais sangue está fluindo nele de forma que ele cresça rigidamente. A disfunção erétil é causada por uma interrupção deste processo.

Problemas de ereção : causas mais comuns

Algumas causas físicas incluem: fluxo de sangue reduzido no pênis, doenças que afetam os nervos que passam pelo pênis, diabetes, problemas hormonais, efeitos colaterais de alguns remédios, abuso de álcool e drogas.  E as possíveis causas mentais que resultam em impotência são: stress, ansiedade, problemas na relação e depressão.

A maioria dos homens sofrem de disfunção erétil ocasionalmente. Por exemplo, você pode não conseguir uma ereção tão facilmente se você estiver cansado, estressado, distraído ou ter bebido muito álcool. Para a maioria dos homens é apenas temporário, e uma ereção ocorre na maioria das vezes, quando você está sexualmente excitado.

problemas de ereção

No entanto, alguns homens possuem problemas de ereção persistentes ou recorrente. Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas se torna mais comum em homens mais velhos. Cerca de metade dos homens entre as idades de 40 e 70 sofrem com problemas de ereção e cerca de 7 em cada 10 homens com 70 anos ou mais sofrem do problema.

Se você está preocupado que você pode estar sofrendo de problemas de ereção, visite o seu médico e fale abertamente sobre seu problema durante a consulta. Seu médico pode ajudá-lo a determinar a causa de sua disfunção erétil e o melhor caminho de tratamento para você.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

O que causa disfunção erétil em jovens?

Disfunção erétil: Causas, sintomas e tratamento

Muito mais que ficar duro: saiba por que a satisfação vai muito além de uma ereção

Pesquisa diz que ter pênis grande pode ser sinal de liderança pessoal. Entenda!

Pênis: verdades, mentiras, curiosidades e astúcias

Câncer de pênis: sintomas e tratamento

Doenças do pênis: sintomas mais comuns e como elas se manifestam?