Clínica Geral

A importância da vacinação: veja quais são as principais doenças prevenidas

Por Redação Doutíssima 27/07/2014

No dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, com o objetivo de reforçar ainda mais a sua importância na prevenção de diversas doenças e, principalmente, derrubar mitos sobre sua eficácia ou riscos. Apesar de possuir benefícios comprovados, as vacinas ainda são colocadas em cheque por alguns boatos, o que atrapalha muito a prevenção.

As vacinas são medicamentos biológicos que, aplicados em pessoas que não apresentam problemas de saúde, provocam a geração de anticorpos, os mecanismos de defesa do organismo humano. Eles, por sua vez, atuam em proteção ao contato com agentes infecciosos contra os quais nos vacinamos, evitando infecções e doenças.

Entenda a importância da vacinação

As vacinas são uma das medidas sanitárias que maiores benefícios trouxeram à humanidade, já que hoje são capazes de prevenir doenças que causavam grandes epidemias ou mortes. Mas a importância da vacinação não é apenas para as pessoas que receberam a vacina, já que o ato também evita a disseminação do agente ofensor, protegendo toda a população.

importância-da-vacinação

Importância da vacinação é marcante a crianças e adultos contra várias doenças. Foto: Shutterstock

Importância da vacinação contra várias doenças

As crianças são as principais destinatárias da maioria das vacinas, mas a importância da vacinação também se faz presente na fase adulta, em determinados casos. Você quer saber um pouco mais sobre o assunto? Conheça as principais doenças que pode prevenir com vacinas.

Difteria

A difteria é uma doença contagiosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, e que afeta as amídalas, a faringe, a laringe, o nariz, a pele e, em alguns casos, os olhos e a vagina.

Caso não seja tratada, a difteria pode ocasionar lesões graves no coração e no sistema nervoso, e também pode levar à morte em 5 a 10% dos casos. A importância da vacinação nesse caso é que ela pode prevenir a doença. H há duas vacinas que atuam contra ela: a tetravalente e a tríplice bacteriana.

Hepatite B

A hepatite B é uma infecção extremamente contagiosa, que afeta e inflama o fígado, que desempenha muitas funções importâncias, como a eliminação de substâncias presentes no sangue e que danificam o corpo, o combate a infecções, o auxílio à digestão dos alimentos, etc. Uma inflamação no fígado pode fazer com que os órgãos não funcionem adequadamente.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença viral, que destrói as células nervosas encarregadas do movimento dos músculos. Como consequência, os músculos atingidos deixam de cumprir a sua função e é possível que se avance até mesmo à paralisia. Em casos mais severos, essa doença pode causar a morte.

Tétano

O tétano é uma infecção que pode provocar até mesmo a morte. Ela afeta o sistema nervoso, os recém-nascidos, as crianças maiores e até mesmo adultos. É causada por uma substância produzida pela bactéria Clostridium tetani, que se encontra em diversos lugares, até mesmo na terra.

Sarampo, caxumba e rubéola

O sarampo causa manchas vermelhas no corpo, a caxumba deixa o pescoço inchado e, a rubéola, causa aumento dos gânglios no pescoço e também algumas manchas. Todas essas doenças, que podem desencadear condições mais severas dependendo do caso, podem ser prevenidas através da vacina tríplice-viral. Não subestime, portanto, a necessidade de vacinar-se contra elas.

Gripe

Transmitida pelas vias respiratórias, a gripe ocasiona dores nos músculos e altas febres, costumando durar aproximadamente uma semana. A importância da vacinação contra a gripe ocorre principalmente quanto aos idosos, em razão da baixa imunidade no inverno.

HPV

Engana-se quem acha que a importância da vacinação contra o HPV diz respeito apenas às mulheres. É possível tomar a chamada vacina quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!