Clínica Geral

Conheça os sintomas e tratamentos da talassemia

Por Redação Doutíssima 16/06/2015

Do grego tálassa, talassemia pode ser traduzido de forma rústica como anemia que veio do mar. Isso pelo fato de que a doença também é conhecida como Anemia do Mediterrâneo e é identificada pela produção reduzida ou até ausência de glóbulos vermelhos no sangue.

 

Essa condição está associada ao Mar Mediterrâneo por ter sido trazida para o Brasil por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis. Mas a doença não é contagiosa por ser genética.

talassemia

Tipo de anemia com causa genética pode parar produção de glóbulos vermelhos no sangue. Foto: Shutterstock

Ela não é transmitida por vírus ou bactérias, somente de pais para filhos. Esse tipo de anemia também não é causado ou impactado por uma alimentação pobre em nutrientes, como a anemia comum.

O Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que em torno de mil pessoas possuam a doença no Brasil. Em 2014, o MS identificou aproximadamente 554 casos das formas graves (major e intermediária) da doença.

Em 2013, um transplante inédito foi realizado no Brasil: o de sangue do cordão umbilical e medula óssea. O procedimento conseguiu curar uma menina de seis anos da talassemia. A doadora era sua irmã, concebida através da fertilização in vitro com seleção de genes para que o bebê fosse compatível com a receptora.

Conheça os tipos de talassemia

De acordo com a Secretaria de Saúde do estado do Mato Grosso, o termo talassemia é usado para determinar a mesma condição, que aparece em três níveis: minor, major e os casos entre os dois são identificados como intermediária.

O nível minor (ou traço talassêmico) é uma versão branda e nem pode ser considerada uma doença, é apenas uma característica genética. É comum os portadores dessa versão serem diagnosticados com anemia comum, por isso é importante a realização de testes de laboratório capazes de identificar a causa de distúrbios no sangue.

Já a talassemia major é uma doença crônica grave e seus portadores precisam de transfusões de sangue frequentes. A doença aparece apenas após o primeiro ano de vida, quando o paciente fica com a pele muito pálida e demonstra irritabilidade e cansaço.

Principais sintomas da talassemia major

Além da mudança na aparência e no humor, a barriga da criança pode inchar devido ao aumento de tamanho do baço e do fígado. Os ossos do rosto ficam mal alinhados, apresentando olhos amendoados e dentes tortos. O crescimento da criança é mais lento, mas seu desenvolvimento intelectual não é afetado.

Quando há a identificação precoce da doença, que deve ocorrer até os dois anos de vida, é possível administrar medicamentos. Obedecendo uma rotina rígida de administração dos remédios, os sintomas podem ser minimizados e a qualidade de vida não fica prejudicada.

Além disso, os casos da doença major necessitam de transfusões de sangue periódicas ao longo de toda a vida. Se esse passo do tratamento for iniciado assim que identificada a doença, a aparência estranha do rosto, característica da talassemia, pode ser prevenida.

A única maneira de prevenir o aparecimento da doença é quando pais que a possuem procuram o aconselhamento genético sobre as chances de o filho ser acometido também. Hematologistas ou geneticistas são as especialidades mais indicadas nesse caso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!