Filhos

Gagueira infantil: 7 conselhos para os pais auxiliarem seus filhos

Por Redação Doutíssima 01/08/2014

A gagueira infantil tende a aparecer entre os 2 e 4 anos de idade, período no qual as crianças iniciam a formação de frases maiores. Por isso, é normal esquecer-se de algumas palavras, não apresentar fluência total na fala, como também quadros de gagueira devido à insegurança ao se expressar.

Gagueira infantil diminui com o tempo

Como a gagueira infantil é consequência da insegurança, ela tende a desaparecer com o passar do tempo. É comum, conforme a criança amadurece, que ela vá perdendo a vergonha, adquirindo fluência e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de tropeçar nas silabas, que é principal característica da gagueira.

gagueira-infantil

Gagueira infantil é fruto da insegurança e tende a desaparecer com o tempo. Foto: Shutterstock

7 conselhos contra a gagueira infantil

Uma vez que seu filho pode estar passando por isso devido à timidez, é importante que os pais sigam alguns passos para apoiar as crianças nesse momento de gagueira infantil. Veja como ajudar seu filho:

1. Converse com a criança sem pressa e fazendo sempre que possível pausas para que ela possa assimilar o processo. Espere seu filho terminar de falar antes de você começar a falar. Aliás, dê alguns segundos antes de atropelar a fala da criança.

Quando você fala devagar, você estimula a criança a falar devagar. Isto também é muito mais útil do que estimulá-lo por meio de ordens como, “fale mais devagar”. A tendência da criança é muito mais de imitar do que de obedecer ações.

2. Ao invés de fazer perguntas, faça comentários sobre o que seu filho disse, mostrando que você está prestando atenção. Crianças tendem a falar mais livremente ao expressar suas próprias ideias ao invés de responder às perguntas dos adultos.

3. Faça uso de demonstrações de atenção ao seu filho. Ele precisa sentir que você está mais interessado no que ele está dizendo do que na forma como ele esta dizendo.

4. Todos os dias, reserve um tempo para dar atenção ao seu filho. Deixe que ele conduza as atividades e não se esqueça de fazer uma fala mansa e tranquila ao interagir com a criança.

Esses momentos são fundamentais para que a criança vá adquirindo autoconfiança e isso vai automaticamente reduzindo a dificuldade de expressão principal responsável pela gagueira infantil.

5. Incentive que todos os membros da família adotem práticas de fala calma e lenta para a criança. A passagem de tranquilidade é um processo que deve ser constante na vida do pequeno que sofre com a gagueira.

Sem contar que é mais fácil para a criança que haja poucas interrupções até que ela adquira a segurança necessária para conversar. Além disso, sentir que as pessoas estão dando atenção traz uma sensação segura natural.

6. Sempre que possível, mostre ao seu filho que você está prestando atenção nele. Evite criticar a dificuldade que ele apresenta na formação das frases bem como demonstre máxima atenção nele. Isso é primordial para que ele se sinta apoiado.

A criança não deve perceber o problema como um problema de fato e o apoio e calma dos adultos é primordial para que ela aprenda e a gagueira infantil passe naturalmente sem gerar maiores traumas.

7. Acima de tudo, faça seu filho saber que você o aceita como ele é. O mais importante para o seu filho será o seu apoio, quer ele gagueje ou não.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!