Especialidades

Vasectomia é irreversível? Descubra a resposta e entenda o procedimento

Por Redação Doutíssima 02/08/2014

A vasectomia é um procedimento feito em homens e que se torna muito simples quando comparada ao processo de ligamento feito nas mulheres – motivo pelo qual muitos casais optam por ela.

No homem, o processo consiste no corte dos canais que transportam o sêmen, fazendo com que, quando expelido na ejaculação, ele não contenha espermatozoides, pois a ponte entre testículos e pênis é interrompida pelo corte feito.

vasectomia

Cirurgia de reversão da vasectomia traz espermatozoides de volta à ejaculação. Foto: Shutterstock

Quando fazer a vasectomia

Geralmente, a vasectomia é executada em homens que já têm família constituída, preferencialmente com idade acima dos 30 anos. Também é aconselhado que haja um consenso entre homem e mulher pra a execução da cirurgia.

No entanto, muitos homens têm trocado de parceira após o procedimento e recorrendo ao esclarecimento de uma dúvida comum: ainda que seja um procedimento cirúrgico considerado irreversível, a vasectomia pode ser revertida?

A resposta é sim. Embora ela seja uma opção feita por homens que buscam um processo definitivo de contracepção, é possível buscar revertê-la caso seja esse o desejo. Essa reversão é realizada por meio de um procedimento conhecido como vasovasostomia, que terá mais chances de sucesso se realizada até 10 anos após a cirurgia.

Se faz mais do que dez anos que você passou pela vasectomia, as chances são menores, sendo indicado conversar previamente com seu médico sobre as vantagens. Se revertida no período de dez anos, a chance de volta da fertilidade é de 90%. Acredita-se que atualmente 5% dos homens recorram a vasovasectomia devido a casos como troca de companheira ou morte precoce de um filho.

Reversão da vasectomia nem sempre é possível

Com a cirurgia de reversão, o homem pode novamente conseguir engravidar a mulher, pelo método natural. No entanto, a vasectomia é aceita como definitiva, pois a reversão pode não ser possível em 100% dos casos, nem a gravidez é assegurada após a nova cirurgia.

A vasovasostomia consiste na reconexão dos canais anteriormente cortados religando os testículos ao pênis e possibilitando assim que os espermatozoides participem do processo de ejaculação.

O procedimento cirúrgico é considerado simples e tem uma duração aproximada de três horas, feito com anestesia peridural. O comum é que o paciente receba alta após um dia devendo ficar em repouso absoluto por cinco dias. A volta das atividades normais acontece entre o sétimo e o trigésimo dia do pós-operatório, dependendo do tipo da atividade.

Para averiguar se a cirurgia deu resultado e, consequentemente, os espermatozoides já estão conseguindo passar pelos canais e chegar até o pênis, o espermograma é o exame solicitado cerca de três meses após a reversão para acompanhamento médico dos resultados. O indicado pelos médicos para o retorno da atividade sexual é de 10 a 15 dias após a cirurgia.

No entanto, o recomendado pelo urologista é que o homem e sua parceira retornem às tentativas de gravidez somente três meses depois da cirurgia de reversão, já que esse é o tempo médio que os espermatozoides levam para começar a serem expelidos na ejaculação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!