Motivação

Motivação é um dos segredos para cumprir metas. Defina sua estratégia!

Por Redação Doutíssima 31/07/2014

Muitas pessoas têm a tendência de estabelecer objetivos e, em paralelo, enfrentar dificuldades para cumprir metas. Isso acontece porque, uma vez que estipulamos algo para nossa vida, na sequência, podem surgir os empecilhos que nos fazem pensar que aquilo que desejamos não é tão fácil assim.

Entraves para cumprir metas

São as dificuldades encontradas ao longo do caminho que, muitas vezes, fazem com que não consigamos cumprir metas estabelecidas por nós mesmos. Em outros momentos também acontece que o indivíduo não consegue fazer aquilo a que se propôs devido a um bloqueio psicológico, no qual define que não quer conviver com o possível fracasso e, por medo disso, há um bloqueio em seu cérebro para qualquer tentativa.

cumprir-metas

Para cumprir metas, foque em seu objetivo final e dê seu melhor em cada etapa. Foto: Shutterstock

Pensando nisso, é fundamental para cumprir metas exercitar a mente para pensar e, mais do que isso, visualizar coisas positivas. Assim, a mente vai se acostumar com a situação e, consequentemente, passa a dar valor às situações boas e prazerosas da vida.

Dessa maneira, o cérebro é estimulado a cumprir metas frente à experiência confortável, boa e satisfatória, gerando sensações positivas e de prazer para o corpo e para a mente.

O que é meta e o que é objetivo

Para que o cérebro seja treinado dessa forma, é importante planejar e estruturar a vida,a fim de ter mais chances de perceber o quão viável são os objetivos traçados. Antes de tudo, preocupe-se em diferenciar o que é meta na sua vida e o que é objetivo. Você sabe a diferença?

Objetivo consiste naquilo que você deseja alcançar. Um emprego, uma viagem internacional. Já a meta consiste em como alcançar o seu objetivo. Por exemplo: para eu fazer tal viagem internacional, precisarei passar 18 meses economizando R$200.

Dicas que auxiliam você a cumprir metas

Tendo esses conceitos definidos na mente é chegada a hora de seguir alguns passos que podem auxiliar você a cumprir metas:

1. Tenha foco: isso significa que você deve fixar os olhos em seu objetivo final e não desviar esse olhar. Para isso, dê o seu melhor em cada etapa, conclua cada tarefa com excelência. Lembre-se: cada passo percorrido é um a menos para chegar plenamente até onde você deseja.

2. Fique atento às oportunidades: não desperdice nenhuma delas por medo de dar errado. Elas são a alavanca que você precisa para chegar aonde quer.

3. Desenvolva suas habilidades: estimular seus pontos fortes soma em seu favor na execução daquilo que você precisa. Aperfeiçoe-se a cada dia.

4. Tenha a mente aberta: isso é fundamental na aceitação de críticas que podem ser o detalhe que estava faltando para lhe fazer chegar até onde quer.

5. Não adie o que é necessário: elimine o mais rápido que puder o hábito de adiar tarefas e decisões. Esse hábito é um dos responsáveis pelo atraso do cumprimento de seus objetivos.

6. Seja positivo: as pessoas otimistas tendem a atingir o sucesso de forma mais rápida. Isso porque, geralmente, elas se abalam com mais dificuldade e mantém o foco por mais tempo. Busque a positividade e afaste-se o máximo que puder de pessoas negativas e que possam puxá-lo para baixo, dizendo que você “não vai conseguir”.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!