Cirurgia Plástica

Tudo sobre a gluteoplastia, a plástica de aumento do bumbum

Por Redação Doutíssima 29/08/2014

Gluteoplastia é como é chamada a cirurgia plástica realizada para aumentar o tamanho e modelar o formato do bumbum. Ou seja, é o implante de silicone nos glúteos. A operação é muito indicada pelos cirurgiões plásticos para pessoas que possuem o bumbum pequeno e não estão satisfeitas com a sua aparência. Também é muito procurada por mulheres que apresentam flacidez e perda de sustentação.

gluteoplastia

Opção para quem quer aumentar o bumbum, gluteoplastia é equivalente ao silicone para os seios. Foto: Shutterstock

Como é realizada a cirurgia para aumentar os glúteos

De acordo com especialistas, o procedimento para realizar a gluteoplastia exige um dia de internação em um ambiente cirúrgico. A cirurgia dura em torno de uma hora e meia e a pessoa recebe anestesia local, ou seja, raqui ou peridural, ou anestesia geral, dependendo da situação clínica do paciente.

Para realizar a cirurgia, é feito um corte de cinco a seis centímetros entre os glúteos. Por meio deste corte são introduzidos os implantes. A prótese é posicionada, em uma posição anatômica, dentro do músculo glúteo maior. Como o corte é feito entre as nádegas, é difícil observar a cicatriz, localizada na altura do cóccix. Existe também a opção de colocar a prótese abaixo do músculo, porém esta técnica é inferior e, por isto, pouco utilizada pelos profissionais.

Tipo e escolha da prótese na gluteoplastia

Existem dois tipos de próteses: as redondas (semiesféricas) e as ovais (trapezóides). A escolha é feita de acordo com o biotipo do paciente, obedecendo ao formato do corpo e os objetivos que a pessoa quer alcançar com a gluteoplastia.

Segundo especialistas, o formato redondo é indicado para as pessoas com o quadril largo. Esta prótese levanta mais o glúteo, deixando um resultado mais artificial. As que têm quadris mais estreitos preferem as ovais que imitam a anatomia do músculo, proporcionando um resultado mais natural. Lembrando que a escolha do tamanho fica a critério do paciente.

Quanto ao material da prótese utilizada, os cirurgiões alertam que deve ser de gel coesivo, lisas ou texturizadas, pois outros materiais podem provocar rejeição. O uso de silicone injetável também não deve ser utilizado, pois não é permitido para o uso médico.

Especialistas informam que as próteses usadas na gluteoplastia são diferentes das utilizadas nos seios em função do impacto, pois o bumbum recebe maior parte do peso do corpo quando a pessoa está sentada.

Pós-operatório e contra indicações da gluteoplastia

O paciente que faz a gluteoplastia deve permanecer de barriga para baixo nas primeiras 48 horas, podendo virar de lado após este período. O paciente só poderá sentar ou ficar de barriga para cima uma semana após a cirurgia.

Além disso, o paciente deve usar uma cinta modeladora durante um mês. É normal que o paciente sinta dores nos primeiros dias, que devem ser controladas por medicamentos receitados pelo cirurgião. A rejeição neste caso é rara, mas caso isto aconteça, as próteses devem ser retiradas com urgência. A durabilidade é incerta, mas, segundo especialistas, as próteses podem durar até 25 anos.

O procedimento não é indicado para pessoas com doenças autoimunes como lúpus eritematoso sistêmico, pois o quadro clínico pode ser agravar com a implantação do silicone.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!