Qualidade de vida

6 dicas de como manter a calma em meio ao estresse diário

Por Redação Doutíssima 05/08/2014

Não é raro nos depararmos com situações de muita pressão, nas quais parece que o relógio está correndo contra nós e que inesperadas adversidades parecem nos impedir de alcançar nossos objetivos. Nestas horas, saber como manter a calma é fundamental.

Saber como manter a calma é fundamental

São essas situações que se acumulam e que formam o que chamamos de estresse diário. Pode ser difícil, mas lidar com elas é importante para conseguirmos uma boa qualidade de vida. Quer aprender como manter a calma diante dessas adversidades? Preparamos algumas dicas neste artigo para você melhor enfrentar o estresse cotidiano.

como-manter-a-calma

Situações de rotina elevam o estresse e exigem que se saiba como manter a calma. Foto: Shutterstock

6 dicas de como manter a calma

1. Identificando qual é o estresse

Se você quer aprender como se manter calmo diante de uma situação de estresse, primeiro, você precisa descobrir qual é a causa desse estresse. Reflita um momento sobre isso e verifique o que realmente molesta.

Algumas pessoas não têm paciência com o trânsito e costumam perder a tranquilidade diante dessas situações. Outras, porém, necessitam aprender como manter a calma em face de cobranças excessivas do chefe. Cada situação desafia uma solução e, por isso, identificar em qual você se enquadra é a melhor maneira de começar.

2. Escolha sua resposta para a situação de estresse

Agora que você já sabe qual é a sua fonte de estresse, fica mais fácil descobrir como manter a calma diante dessas situações. Mas saiba que não existe uma fórmula pré-definida para isso. Você deve refletir e buscar sua própria resposta.

Por exemplo, talvez seja mais adequado para você deixar a situação passar e começar a ignorá-la. Ou talvez seja melhor enfrentá-la. Em realidade, o ideal é responder com sinceridade algumas perguntas sobre o quanto essa fonte de estresse lhe afeta e se você consegue ter controle sobre a situação.

3. Tome algumas medidas

Se você decidiu enfrentar a situação de estresse, então, o próximo passo é definir como manter a calma. E isso também varia de pessoa para pessoa.

Por exemplo, para quem fica bastante estressado no trânsito caótico das grandes cidades, uma alternativa que talvez ajude você a manter a calma é ligar o rádio e cantarolar uma música.

Para aqueles que buscam manter a calma diante de um chefe que incomoda a todo instante, talvez a respiração profunda seja a melhor opção. Tente, sem medo de errar, e logo você descobrirá qual a medida adequada para se manter calmo e sereno, evitando o estresse excessivo.

4. Faça um plano

Talvez você não consiga descobrir como manter a calma de imediato com apenas uma atitude. É possível que você precise dar um passo de cada vez e isso, talvez, lhe tome algum tempo.

Mas não alimente a aflição por isso. Elabore um plano de passos e medidas, e siga-o fielmente. É um ótimo caminho para descobrir maneiras de manter-se calmo e afastar definitivamente a ansiedade e o estresse. Não tenha medo de dar um passo de cada vez.

5. Pense em outra coisa

Tente livrar sua mente da fonte de estresse. Essa é uma ótima dica para manter a calma diante dessas situações. Por exemplo, se você está no trânsito e o congestionamento está começando a incomodar, pode ser uma ótima alternativa começar a pensar naquela viagem que você e sua família estão planejando no final de semana.

6. Faça exercícios

Correr, fazer ginástica, yoga, etc. Se você praticar 10 a 20 minutos de esportes por dia, certamente já sentirá um maior relaxamento, e isso é um importante aliado para manter a calma diante de situações estressantes.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!