Existem muitas boas razões para se manter ativa quando você está grávida. Alguns exercícios para gestantes podem melhorar o seu tônus muscular, a força e a resistência. Com isso, é possível tornar mais fácil se adaptar com as mudanças corporais decorrentes da gravidez.
Exercícios para gestantes trazem benefícios
Entre os benefícios do exercício regular durante a gestação, podemos citar uma melhora no sono, melhora no humor, além de preparar você para o desafio físico que é o parto e ajudar no condicionamento físico, já que você está carregando um peso extra durante a gestação.
Conheça os exercícios para gestantes mais indicados
Os exercícios para gestantes ideais são aqueles que trabalham a atividade cardiovascular e a flexibilidade, mas sem causar estresse físico. Para obter todos os benefícios, você precisa se exercitar pelo menos três vezes por semana.
Por isso, tente encontrar algo que você gosta, e evite esportes onde há um risco de queda, como squash, ginástica, patinação, passeios a cavalo e esqui.
Os seguintes tipos de exercícios para gestantes são seguros, apesar de alguns não serem adequados para os últimos meses. Converse com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.
1. Caminhada
A caminhada é um ótimo tipo de exercícios para gestantes, pois garante o trabalho cardiovascular e não prejudica os joelhos e articulações. Procure caminhar pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.
Você pode, por exemplo, caminhar no shopping ou fazer uma volta no parque. Se você está acostumada com o exercício, é possível continuar a correr, mas apenas se você já pratica esta atividade. Caso contrário, prefira uma caminhada leve, mas regular.
2. Natação
A natação é a atividade física ideal durante a gravidez, já que é um tipo de exercícios para gestantes seguro. Ela trabalha seus braços e pernas, além do seu coração e pulmões.
Se você gosta de atividades em grupo, pode participar de uma turma de hidroginástica. O exercício na água é suave para as suas articulações e absorve o impacto. Além disso, pode aliviar dores nas costas e inchaço nas pernas, principalmente no final da gravidez.
3. Yoga
A yoga na gravidez ajuda a aumentar o tônus muscular e a flexibilidade, além de melhorar a postura. Este exercício não prejudica as articulações como outras formas de exercícios, no entanto, você também deve fazer alguma atividade aeróbica algumas vezes por semana, como uma caminhada rápida.
Certifique-se de que o seu professor de yoga é experiente na prestação de consultoria para as mulheres grávidas. Os movimentos que você aprender durante a aula de yoga podem ajudá-la com o relaxamento e respiração durante o trabalho de parto.
4. Pilates
O pilates fortalece os músculos do assoalho pélvico, além de trabalhar a sua postura, tornando-a mais consciente sobre o seu corpo. Durante uma sessão de pilates, você pode realizar uma série de posições e movimentos que irão fortalecer os músculos do abdômen. Você também vai aprender técnicas de respiração e relaxamento.
Pilates tem como alvo os músculos que podem enfraquecer durante a gravidez, por isso é uma ótima maneira de manter o corpo saudável com estas mudanças. Ao pensar em exercícios para gestantes, não esqueça de buscar uma classe de Pilates pré-natal, se há um na sua cidade.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!