Gestante

Book gestante: aproveite o barrigão e registre essa fase

Por Redação Doutíssima 28/09/2015

A gestação é um dos temas mais frequentes em estúdios fotográficos. Não é por menos, pois a gravidez é uma das fases mais marcantes e expressivas da vida de muitas mulheres. Se você está pensando em fazer um book gestante, saiba que algumas dicas podem deixar o trabalho ainda mais mágico.

 

Conforme a fotógrafa Juliana de Jesus, que há 30 anos faz esse tipo de registro, o ideal é que as fotos para o book gestante sejam feitas entre o final do sétimo e começo do oitavo mês de gestação. Nessa fase, a mulher ainda não está tão inchada e não terá dificuldades de mobilidade.

book gestante

Book da gestante é uma forma prazerosa da família ter recordações desse momento especial. Foto: iStock, Getty Images

 

Roupas para o book gestante

Para começar, um dos itens mais importantes é a roupa que a futura mamãe vai usar. Juliana sugere sempre peças atemporais para não marcar muito a moda.

Além disso, as peças atemporais são mais fáceis de compor o book gestante com o fundo, cenário ou com mais pessoas. “Por exemplo, jeans e camisa ou camiseta branca são peças curinga e que sempre passam a ideia de despojamento, conforto, simplicidade e leveza”, afirma a experiente fotógrafa.

Ela afirma que, de um modo bem particular, gosta muito que a grávida mostre a barriga. Assim, sugere sempre casaquinhos de linha ou tecidos leves, alguma lingerie rendada ou bem delicada.

“Vestidos esvoaçantes ou florais, saia ou calça com top também são boas opções”, completa. O importante para que o book gestante transmita harmonia, é sempre lembrar que mais importa as pessoas (pai e mãe) do que a roupa em si. Com esse pensamento, tudo flui.

E por falar nas pessoas que vão estar junto com a futura mamãe nas fotos, Juliana fala que essa é uma limitação que hoje praticamente já não existe mais. Quando começou a fazer esse tipo de fotos, há três décadas, era raro que o marido participasse.

“Hoje, todos os maridos acompanham a sessão e coloco eles na maior parte das fotos do book de gestante. Estão grávidos os dois, e se tiver outros filhos, devem participar. Avó, avô, irmãos, cachorro, gato, papagaio, o importante é ser quem a pessoa gosta e queira que faça parte das fotos”, diz Juliana.

 

Uso de acessórios para o book gestante

Os acessórios que serão usados pela grávida também são pontos para se pensar. Para a fotógrafa, isso é mais uma questão de moda, como tudo o que envolve a aparência. Para exemplificar, ela fala da moda das flores na cabeça, dos chapéus, entre outros.

“Eu gosto de acessórios, desde que não chamem mais a atenção que a própria barriga. O que gosto de usar são coisas que serão do bebê como sapatinhos, roupinhas, plaquinhas com o nome, coisas assim”, comenta Juliana.

Outro aspecto bem importante a ser levado em conta na hora de fazer o book gestante, é a escolha das poses. Juliana afirma que as melhores opções são a grávida de perfil, na diagonal ou deitada. Se ela estiver com roupa fechada, as fotos de frente podem não ser uma boa ideia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!