Dica do Dermatologista

Para fazer em casa! Tratamento caseiro para acne é barato e fácil

Por Redação Doutíssima 01/06/2014

Pessoas com acne podem passar bastante trabalho para manter sua pele saudável. Alguns tratamentos podem ser caros, mas há também opções de menor custo, como o tratamento caseiro para acne.

Comece mudando a sua alimentação. Aumente o consumo de alimentos ricos em zinco, como o farelo de arroz, o germe de trigo, o alho, o frango, a carne de porco, a lentilha, a soja, a semente de girassol e a abóbora.

Tratamento para a acne pode ser feito de forma caseira ou usar medicamentos. Foto: Shutterstock

Tratamento para a acne pode ser feito de forma caseira ou usar medicamentos. Foto: Shutterstock

O zinco atua como tratamento caseiro para acne ao auxiliar na diminuição da acne e da oleosidade da pele, reforçando sua ação cicatrizante, ceratolítica e anti-inflamatória. A dose diária recomendada para mulheres é de 8mg e de 11mg para homens.

Opções de tratamento caseiro para acne

Confira como fazer um tratamento caseiro para acne utilizando alimentos de fácil acesso:

– Mel: é um excelente hidratante natural, que ajuda a tratar as cicatrizes de acne. Você pode usar o mel no tratamento caseiro para acne em forma de máscara ou tomar uma fórmula especial à base de mel para tratar cicatrizes de acne.

– Gelo: para obter resultados mais rápidos no tratamento caseiro para acne, passe cubos de gelo na área afetada. Isso alivia a irritação da pele e reduz o tamanho dos poros.

– Pepino: você pode usar suco de pepino ou pasta de pepino fresco como máscara facial, num excelente tratamento caseiro para acne. O pepino alivia inflamações, refresca a pele, cura cicatrizes de acne e deixa sua pele mais saudável.

– Tomate: corte um tomate em fatias e coloque sobre o rosto. O tomate é rico em vitamina A, que inibe a produção excessiva do sebo que provoca a acne. Assim, torna-se uma ótima opção de tratamento caseiro para acne. A vitamina A também tem propriedades antioxidantes, que refrescam e renovam a pele danificada e com cicatrizes.

– Ovo: a clara de ovo é um ingrediente barato e eficaz como tratamento caseiro para acne. Embeba uma bola de algodão com claras de ovos e passe nas cicatrizes de acne. Deixe da noite para o dia para tratar as cicatrizes.

– Limão: esprema o suco de limas ou limões frescos e obtenha um eficaz tratamento caseiro para acne. Aplique o suco diretamente nas cicatrizes de acne com uma bola de algodão. Deixe que sua pele absorva o suco de limão por um tempo antes de enxaguá-la. O suco de limão clareia as cicatrizes de acne escuras, melhorando sua aparência.

Uso de medicamentos

Um outro passo no enfrentamento da acne é cuidar todos os dias da pele, usando cosméticos específicos para esse tipo de pele e medicamentos, de acordo com a gravidade do caso.

Entre os medicamentos que poderão ser receitados pelo dermatologista estão o ácido azeláico, adapaleno, antibióticos, peróxido de benzoíla, tretinoína e pílulas anticoncepcionais. Nos casos mais severos de acne (acne papulopustular ou inflamatória), recomenda-se eritromicina, isotretinoína, limeciclina ou tetraciclina.

A maioria dos medicamentos podem ser utilizados em forma de comprimidos ou também em forma de cremes e loções, além da forma de gel, em específico para peles oleosas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto