Dica do Dermatologista > Pele

Você sabia que a pele oleosa no homem tem origem hormonal?

Por Redação Doutíssima 29/05/2014

A pele oleosa no homem é causada devido a algumas ações hormonais que tornam as glândulas sebáceas maiores. O excesso de oleosidade na pele pode provocar o aparecimento de cravos e de espinhas.

O tratamento para a pele oleosa no homem deve ser feito com uma hidratação intensiva, utilizando produtos com base não oleosa. Aqueles que apresentam a pele mais oleosa que o normal devem fazer uso de produtos especiais no pós-barba, além de controlar a oleosidade com sabonetes líquidos neutros e usar, uma vez por semana, um esfoliante para evitar a formação de pelos encravados na barba.

Pele masculina tem 24% mais sudorese e grande tendência à desidratação. Foto: Shutterstock

Pele masculina tem 24% mais sudorese e grande tendência à desidratação. Foto: Shutterstock

Tratando a pele oleosa no homem

A pele masculina tem 24% mais sudorese que a feminina, com grande tendência à desidratação, além de ter o pH mais ácido e sofrer mais com a ação da lâmina de barbear. A melhor forma de cuidar da pele oleosa no homem é usar produtos específicos para pele masculina. Quando a oleosidade se manifestar de forma excessiva, é recomendável consultar um dermatologista.

Para identificar a pele oleosa no homem basta observar algumas partes, como rosto, costas e peito, pois a oleosidade costuma aparecer mais nestes locais. Os homens com pele oleosa, geralmente, têm poros cutâneos sujos e obstruídos, acne e pele brilhante, com traços e rugas quase inexistentes.

Os itens mais indicados para tratar a pele oleosa no homem são os produtos suaves, livres de óleo em sua composição. Os produtos devem conter substâncias como ácido acetilsalicílico e vitaminas A ou C.

Homens que tem a pele oleosa devem lavar o rosto, no mínimo, três vezes por dia e com água fria. O sabonete mais indicado para pele oleosa no homem são os neutros, que auxiliam no controle da oleosidade da pele. Não é indicado utilizar sabonete corporal na pele do rosto.

Esfoliação na pele masculina

Outra forma de amenizar a pele oleosa no homem é a esfoliação. Este método envolve a retirada de pele morta e o excesso de óleo, usando um limpador especial de pele que contém ingredientes levemente abrasivos.

O produto deve ser usado em conjunto com uma esponja abrasiva ou uma bucha, com movimentos circulares sobre as áreas afetadas da pele. Sempre enxaguar com água fria. Os homens que tem pele oleosa devem evitar o excesso de exposição ao sol ou em câmaras de bronzeamento.

Uma alimentação saudável também ajuda a diminuir a oleosidade da pele. Evite alimentos excessivamente oleosos ou gordurosos, prefira ingerir frutas, verduras e cereais. Outro fator importante é beber bastante água, pois ela hidrata o corpo e faz muito bem à pele.

Receita caseira

Um excelente tratamento caseiro para pele oleosa no homem é fazer uma esfoliação com fubá. O fubá possui a consistência ideal para a esfoliação caseira, pois ele não se desfaz e ainda remove as células mortas e o excesso de oleosidade da pele. Veja como fazer no passo a passo:

1. Leve o rosto com água fria e sabonete;

2. Com o rosto ainda cheio de espuma, mergulhe os dedos no fubá, esfregando-o em todo o rosto, passando mais na testa, nariz e queixo;

3. Enxague com água fria e seque suavemente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite