Pele

Pele sensível precisa de cuidados redobrados. Confira 6 dicas

Por Redação Doutíssima 02/08/2014

Sua pele é sensível e, por isso, fica com coceira e sinais de irritação com facilidade? Não entre em desespero, pois você não é a única a passar por isso.

Atenção à pele sensível

A boa notícia para quem possui pele sensível é que existem algumas dicas simples para amenizar todas as sensações ruins e, de quebra, obter uma pele saudável. Você verá neste artigo que cuidados no dia a dia, com o vestuário e higiene, por exemplo, podem fazer uma importante diferença.

pele-sensível

Pele sensível requer o uso de hidratantes indicados por um dermatologista. Foto: Shutterstock

6 dicas para cuidar da pele sensível

Use roupas de algodão

O ideal para uma pele sensível é que se aposte em tecidos mais naturais possíveis. Substâncias sintéticas podem desencadear um quadro de inflamação ou alergia.

O algodão só não é recomendado em caso de prática de esportes, visto que ele retém o suor. Nesse caso, invista em tecidos próprios para a dinâmica corporal em exercícios físicos.

Cuidado com as roupas justas

Roupas muito justas propiciam o atrito constante com a pele,o que aumenta as chances de irritação. Além disso, o contato do jeans com áreas depiladas pode prejudicar o crescimento do pelo, deixando o local propício ao encravamento e inflamação.

Passar produtos na pele, como cremes hidratantes e óleos, e logo vestir roupas apertadas, também não é indicado, uma vez que a roupa aperta a região com o produto e impede os poros de respirar e podem ocasionar irritação.

Também é aconselhável que a roupa de academia seja retirada logo após os exercícios em caso de pele sensível. O suor é ácido e pode irritar a pele.

Opte por produtos neutros

As linhas de cosméticos neutras ou até mesmo infantis são as mais recomendadas em caso de pele sensível. Sua composição auxilia na prevenção de irritações provenientes da poluição diária.

Além disso, os produtos infantis são testados para reduzir em até 90% a incidência de coceiras na pele. Antes de dormir, o indicado é que seja usado um sabonete neutro para retirar os resíduos e evitar que a pele fique sem respirar durante toda a madrugada.

Atenção ao lavar a pele

Ao lavar sua pele, evite esfregar muito a região. Conforme a intensidade da força, você pode até causar lesões e romper fibras de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele. Ao invés disso, massageie de forma suave a região, estimulando a circulação de nutrientes.

Fique atento à hidratação

Pele sensível requer cremes hidratantes adequados preferencialmente indicados por um dermatologista. Evite cremes que tenham fragrâncias ou cores forte, pois esses são os principais causadores de alergia.

No entanto, a hidratação da pele ajuda a manter a camada de proteção natural e evitar o ressecamento e, por isso, não deve ser descartada. A solução é se empenhar na busca de uma fórmula compatível com sua pele.

Redobre a atenção nos dias frios

No inverno, a pele sensível pede por cuidados especiais para evitar o seu ressecamento e com isso o aparecimento de irritações. Evite, no entanto, tomar banhos muito quentes, visto que a água quente elimina a gordura natural da pele, aumentando o ressecamento e a irritação, uma vez que fica vulnerável às substâncias externas.

Quando há a eliminação dessa proteção natural, pequenos fatores externos, como um simples vento, carregando pó, partículas de poluição e outros componentes, já são o suficiente para causar coceira.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!