Pele

Cuide da sua beleza! Veja como esfoliar a pele de forma correta

Por Redação Doutíssima 14/08/2014

A gente não consegue perceber a olho nu, mas a nossa pele passa por um processo de renovação celular todos os dias. Isso significa que, diariamente, acumulam-se células mortas que formam uma camada que impede a respiração da região. Removê-las é uma necessidade e, para isso, saber como esfoliar a pele faz diferença.

como-esfoliar-a-pele

Descobrir como esfoliar a pele de forma saudável inicia pela escolha dos produtos. Foto: Shutterstock

Saiba como esfoliar a pele

A ausência de respiração da pele é uma das principais causas de obstrução dos poros, o que impede que os nutrientes dos cremes sejam absorvidos, além de ser um dos maiores causadores de cravos e espinhas na pele.

Por isso, a esfoliação é importante, visto que ela ajuda a retirar essa camada de células mortas e, de quebra, estimula a produção de novas células, o que garante um aspecto macio à pele. No corpo, a esfoliação previne pelos encravados, que aparecem devido ao excesso de oleosidade nos poros.

Mas como esfoliar a pele de forma saudável? Mais importante do que a escolha do esfoliante é saber como realizar o processo. Para que você possa garantir a saúde do seu corpo e rosto, separamos algumas dicas que vão ajudar você a fazer a esfoliação da forma correta.

Dicas de como esfoliar a pele

Uma das principais coisas que você deve entender na hora de aprender como esfoliar a pele diz respeito à periodicidade da técnica, de forma que a remoção não cause lesão ou agressão na pele.

Para que isso ocorra de forma saudável, o recomendado é fazer a esfoliação entre uma e duas vezes por semana. A escolha, contudo, dependerá do tipo de pele em questão. Peles oleosas tendem a precisar mais de esfoliação do que as secas, isso para que não haja uma grande quantidade de acúmulo de secreção na pele.

No entanto, pessoas que tenham problemas graves de acne devem ter cuidado ao esfoliar a pele. Nesses casos, a consulta a um dermatologista é mais que indicada para uma avaliação. Muitos casos de acne impossibilitam a esfoliação caseira.

Além disso, é fundamental que a pele que receberá a esfoliação esteja limpa. Esfoliar não é um procedimento para eliminar sujeira da pele – e, sim, o acúmulo de células mortas. Uma opção bastante utilizada nesses casos é a prática de esfoliação durante o banho, com a pele ainda úmida.

Para isso, você pode fazer uso tanto de sabonetes em barra com ação esfoliante quanto de esfoliantes líquidos. Qualquer uma das opções, no entanto, deve ser aplicada com movimentos circulares e sem o uso de muita força.

Aprender como esfoliar a pele de forma leve e lenta ajuda a evitar algum tipo de lesão. Quando for esfoliar a área do rosto, evite os olhos, que são sensíveis demais para receber esfoliação.

Atenção aos produtos

Outro cuidado que é importante se ter ao investir em como esfoliar a pele do jeito certo se dá pela escolha do produto: o esfoliante que você usará no corpo é mais abrasivo em sua formulação do que o utilizado no rosto. Por isso, faça uso de produtos específicos para cada região a fim de diminuir o desgaste desnecessário da pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!