Dieta

Bolo de chocolate sem farinha : Saboroso e mais saudável

Por Redação Doutíssima 22/08/2014

 

A receita de bolo sem farinha é e uma excelente opção para aqueles que possuem alguma restrição à farinha de trigo, ou que preferem não consumi-la. De toda maneira, pratos que não levam farinha de trigo tendem a ser mais saudáveis que receitas  onde este ingrediente está  presente.

Por exemplo o consumo em excesso da farinha de trigo traz males à saúde como a obesidade e o diabetes, já que o consumo deste ingrediente causa aumento de açúcar no sangue, além de diminuir o metabolismo, o que pode levar o ganho de peso.A ingestão de alimentos que não contenham farinha de trigo, por sua vez, diminuem os riscos citados à cima e melhoram sua saúde.

Mas mesmo cortando a farinha de sua dieta, você pode continuar comendo  o que gosta. Um exemplo é a receita de bolo de chocolate. Esta receita vale também para os diabéticos, já que o açúcar, assim como a farinha, não esta incluído nos ingredientes. Uma outra vantagem é a diminuição das calorias em relação à receita de bolo tradicional.

 

bolo de chocolate sem farinha

 

Receita de bolo de chocolate sem farinha

Ingredientes 

2 colheres de sopa de margarina light;
3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar;
1 colher de sopa de fermento em pó;
8 colheres de sopa de adoçante culinário (Tal e Qual, por exemplo);
100 gramas de côco ralado sem açúcar;
1 colher de café de essência de baunilha;
4 ovos

 

Preparo da massa 

Para fazer a massa, bata os ovos com a baunilha no liquidificador durante seis minutos. Junte o cacau, a margarina, o coco e o fermento por ultimo. O segundo passo é despejar a massa em um refratário em forma quadrada, untado com margarina e apos, o colocar em forno aquecido à 180°. Espere entre 15 e 20 minutos e enfie o palito na massa para ver se esta está ao ponto (o palito deve sair limpo).

bolo de chocolate sem farinha 1

Preparo da cobertura 
Aqueça uma panela com os seguintes ingredientes: 1 lata de creme de leite com soro, 2 colheres de sopa de cacau em pó,2 colheres de sopa de adoçante culinário. Mexa tudo em fogo brando. Assim que começar a ferver, desligue. Despeje o conteúdo na massa e bom apetite!

 

Confira também a receita de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose:

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!