Dieta

Aprenda a preparar receitas com bacalhau sem muitas calorias

Por Redação Doutíssima 26/08/2015

Muitas pessoas deixam de fazer receitas com bacalhau porque pensam que esse peixe não é saudável. A verdade é que suas propriedades nutricionais, muitas vezes, são semelhantes a de um amigo da dieta, o salmão. Geralmente, o bacalhau encontrado no Brasil é salgado, seco e naturalmente preparado para conservar todas as propriedades do peixe fresco.

 

Receitas com bacalhau: esse peixe é saudável?

Portugal é um país cercado por mar e os portugueses consomem grandes quantidades de peixe – o bacalhau é um dos principais, famoso no mundo inteiro. Esse peixe pode ser encontrado no mercado de forma um pouco diferente: ele vem seco e envolto em uma camada de sal.

receitas com bacalhau

O bacalhau é um peixe rico em vitaminas e outros nutrientes benéficos ao organismo. Foto: Shutterstock

Como a cada dia as pessoas buscam diminuir a quantidade de sódio ingerida, as receitas com bacalhau acabam sendo classificadas como ruins para a saúde. Porém, esse peixe é uma boa fonte de ômega-3 e especialmente rico em proteína magra e vitaminas B.  

 

Um estudo da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, indica que a proteína é eficaz na redução do percentual de gordura corporal. Por outro lado, os ácidos graxos ômega-3 protegem contra doenças cardiovasculares, segundo um estudo publicado no Chest Journal.

 

Além disso, o bacalhau fornece doses saudáveis ​​de vitaminas B6 e B12. A primeira é essencial para a função adequada de açúcares, gorduras e proteínas no organismo. A segunda é importante para o metabolismo. Isso ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção do sistema nervoso central.

 

receitas com bacalhau 

Como preparar o bacalhau?

Se você não encontrar o peixe fresco, o bacalhau estará disponível encharcado com uma grande quantidade de sal. Esse antigo método de preservação permite que ele seja armazenado por um período indefinido de tempo sem bactérias ou fungos.

 

Quando você quiser comê-lo, deve mergulhá-lo em água doce por no mínimo 24 horas, para reduzir os níveis de sal. Não esqueça de trocar a água de tempos em tempos. Além disso, não será preciso adicionar mais sal a nenhuma das receitas com bacalhau.

 

Receitas com bacalhau

1. Bolinho de bacalhau

Ingredientes:

– 500 g bacalhau dessalgado, hidratado em leite desnatado e desfiado

– 2 batatas cozidas e amassadas

– 1 cebola picada

– 1 pimenta dedo de moça picada

– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

– 2 colheres (sopa) de salsinha picada

– 1 ovo

– 2 colheres (sopa) de parmesão light ralado

– 2 colheres (sopa) de flocos de quinoa

 

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o bacalhau. Depois, coloque em um recipiente, adicione o restante dos ingredientes, e mexa até formar uma massa. Agora leve à geladeira até que fique firme. Então, com as mãos úmidas, forme bolinhos. Disponha em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem dourados.

 

2. Bacalhoada light

Ingredientes:

– 250 g de bacalhau dessalgado

– 1 pimentão grande

– 1 cebola grande

– 300g de batatas cozidas

– Azeitonas

– 5 ovos cozidos

– 2 dentes de alho cortados

– Leite desnatado

– Salsinha picada e pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo:

Corte a cebola, os ovos, o pimentão e as batatas em rodelas. Agora, refogue as cebolas, o pimentão e o alho em uma frigideira e adicione o bacalhau.

 

Em uma assadeira, coloque as batatas, o bacalhau refogado, os ovos e cubra com azeitona. Finalize com a salsinha, a pimenta e regue com leite. Leve ao forno para gratinar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros