Dieta

Saiba o que pode e o que não pode na dieta da rede social

Por Redação Doutíssima 15/06/2015

Pessoas que fazem dieta e buscam emagrecer sabem o quanto o apoio dos familiares e amigos é importante para resistir às tentações e não desistir dos objetivos. Esse é o ponto principal da dieta da rede social: usar seus contatos para ter o suporte necessário durante o processo de mudanças.

 

O termo dieta da rede social apareceu, pela primeira vez, em um livro publicado pela médica norte-americana Miriam Nelson em parceria com Jennifer Ackermann em 2011, chamado The Social Network Diet. A publicação traz dicas de como usar as redes sociais para ter uma vida mais saudável e ativa.

dieta da rede social

Pessoas que precisam perder peso podem usar as redes sociais para buscar apoio. Foto: iStock, Getty Images

 

Princípios da dieta da rede social

A dieta não apresenta um regime alimentar ou programa de exercícios específicos. A ideia não é dizer como você vai agir e mudar seus hábitos para emagrecer e atingir seus objetivos pessoais.

O que essa dieta propõe é comover o seu círculo de amigos, conhecidos e familiares para que essas pessoas entendam suas preocupações com peso e saúde e ajudem nesse processo. Seus amigos podem se tornar companheiros de exercícios, dar dicas de alimentação e promover aquele apoio moral tão necessário durante a busca pela perda de peso.

Assim como existem grupos de apoio como Vigilantes do Peso e similares, é possível manter uma rede de contatos pró-emagrecimento com a dieta da rede social. Através da sua rede de contatos, é possível encontrar quem tem objetivos similares aos seus e compartilhar as vitórias, as tristezas e as dificuldades de se manter focado nas suas metas.

Ter um grupo de apoio pode fazer uma grande diferença quando se deseja perder peso. Um estudo conduzido pela Universidade da Pensylvania, nos Estados Unidos, convidou 166 pessoas para participarem de um programa de emagrecimento, deixando parte dos voluntários em grupo e parte para seguir o programa sozinhos.

Quem teve o apoio dos outros participantes mostrou um aproveitamento de 95% do programa, contra 76% de quem seguiu sozinho. Depois de 10 meses do estudo, 66% dos participantes que se apoiaram nos colegas mantiveram a perda de peso. No grupo dos “solitários”, esse número ficou em 24%.

Como fazer a dieta da rede social

Você quer mudar seu estilo de vida e perder peso na busca de saúde? Avise os amigos. Explique suas motivações, seus objetivos e suas metas e peça para que eles ajudem como puderem e desejarem, seja convidando para praticar exercícios juntos ou trazendo alimentos mais saudáveis nos encontros sociais.

Como o nome diz, a dieta da rede social instiga você a usar essa ferramenta a seu favor. Procure grupos de apoio no Facebook – e em outras mídias – para compartilhar a sua trajetória e interagir com outras pessoas com os mesmos desejos que os seus.

Uma dica muito bacana é fazer um blog para registrar sua frequência à academia e as receitas saudáveis que você mais gosta.

Divulgue também suas dificuldades e o andamento da dieta da rede social para que os seus amigos e contatos possam ver os resultados e compartilhar a sua felicidade. Ao acompanhar as metas de outras pessoas e ver que elas também conseguiram superá-las, você vai se sentir mais feliz e motivado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!