Dieta

Confira 5 dicas para emagrecer com a dieta da chia

Por Redação Doutíssima 27/06/2015

A chia se tornou um alimento queridinho da dieta. Em redes sociais, é fácil encontrar imagens de frutas e outros alimentos que acompanham esse grão – que ganhou destaque pelas propriedades nutricionais e desbancou a linhaça como aliada na perda de peso. Investir na dieta da chia pode ser uma ótima opção para manter a saúde em dia.

 

Dieta da chia: benefícios do alimento

A chia, também conhecida como Sálvia Hispânica, é um grão muito pequeno, porém rico em nutrientes e substâncias benéficas para o corpo. Esse alimento pode ser incorporado no iogurte e na comida e pode ser usado na produção de receitas como pães e bolos.

dieta da chia

O consumo de chia durante as refeições promove maior sensação de saciedade. Foto: iStock, Getty Images

Ômega 3, fibras, proteínas, aminoácidos, magnésio, zinco, fósforo, ferro e potássio são alguns dos nutrientes encontrados no pequeno grão. A Dieta da chia traz saúde e bom funcionamento do organismo, ao mesmo tempo que auxilia na perda de peso.

A chia pode ser consumida em grão, em forma de farinha (pó) e em cápsulas. A primeira é mais versátil, podendo ser utilizada no preparo de muitas receitas, mas não é tão prática quanto a farinha. Já as cápsulas podem ser tomadas facilmente em qualquer horário do dia, não limitando ao momento das refeições e lanches.  

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) comprovou a eficácia da chia em diminuir o apetite. Ratos tiveram a oportunidade de comer os grãos de chia ou de quinoa durante o estudo, os que foram alimentados com o primeiro passaram a consumir 20% menos comida.

Outros benefícios foram notados nos ratos que fizeram a “Dieta da chia”: houve diminuição do colesterol ruim e aumento do bom, o fígado funcionou melhor e os triglicerídios foram reduzidos.

Como funciona a dieta da chia

A Dieta da chia consiste em consumir esse produto meia hora antes de cada refeição. Suas fibras (solúveis e insolúveis) e seus óleos causam uma sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos no café da manhã, almoço e jantar.

Nesse momento, a chia pode ser consumida do jeito que você preferir. A farinha pode ser diluída em água, e a cápsula já vem pronta. Os grãos também podem ser colocados em líquido e engolidos junto com a bebida.

Apesar de fornecer muitos benefícios, é preciso consultar um nutricionista para avaliar como incluir o grão na sua dieta. Além disso, algumas dicas podem ajudar a manter a saúde junto com essa dieta.

1. Doces

Ao diminuir a sua fome, a chia diminui também seu desejo desenfreado por carboidratos, doces e comidas gordurosas como frituras. Nessa hora, você deve caprichar na salada e complementar seu prato com verduras, proteínas magras como frango ou peixe, e carboidratos simples, como arroz integral e batata doce.

2. Exercícios

Só “fechar a boca” não vale. É preciso se mexer para queimar as energias acumuladas no corpo em forma de gordura.

3. Quantidade de alimentos

Não basta cuidar apenas das refeições: cuidado com os lanches que você faz. Prefira frutas, cereais integrais ou iogurtes para matar a fome entre o almoço e o jantar.

4. Líquidos

Esqueça os refrigerantes e limite seu consumo de bebidas alcoólicas para ver os resultados mais rápido.

5. Saúde

A dieta da chia só funciona se o seu corpo estiver em bom estado de saúde. Antes de embarcar nessa nova rotina para perder peso, é importante consultar um médico e fazer exames de rotina para constatar que está tudo ok.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!