Especialidades

Escleroterapia a laser é indicada para varizes pequenas e médias. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 23/08/2014

Se você possui varizes, sabe o quanto elas podem ser incomodas. Além disso, depois de algum tempo, a única solução para elas é a cirurgia. Então, quando se trata de varizes, o melhor é procurar uma especialista assim que os primeiros sinais comecem a aparecer, já que alguns cuidados na nossa alimentação e a prática de exercícios físicos podem contribuir para que o problema não se torne ainda maior.

Porém, quem já possui varizes pequenas ou médias tem a possibilidade de tratá-las através da escleroterapia a laser, método que proporciona uma solução sem a necessidade da anestesia ou da internação hospitalar. Quer saber mais sobre a escleroterapia a laser? Veja tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.

escleroterapia-a-laser

Processo de escleroterapia a laser ajuda a evitar varizes para ter as pernas lisas e bonitas. Foto: Shutterstock

Como ocorre o surgimento das varizes?

Quando uma pessoa fica muito tempo em uma mesma posição, seja sentada ou seja em pé, o sangue que deve circular por todo o nosso corpo e voltar para o coração não consegue fazer o seu percurso de forma natural. Por isso, este sangue se acumula em nossas veias, ocorrendo a dilatação e formando assim as tão temidas varizes.

Geralmente alguns fatores contribuem para o seu aparecimento, tais como as irregularidades hormonais, a obesidade, o uso de pílulas anticoncepcionais e até os fatores genéticos. Outros hábitos que podem resultar em varizes são o sedentarismo, a gravidez e o trabalho em pé ou sentado por muito tempo. Mas este problema pode ser solucionado, e a escleroterapia a laser é um dos métodos mais eficazes para tratar as varizes em seus primeiros estágios.

Como é o funcionamento da escleroterapia a laser?

Esta técnica pode ser aplicada nas pernas, mas também em áreas mais sensíveis do corpo humano, como as mãos e o rosto. Apesar da pouca incidência, o rosto também pode ser afetado com pequenos vasinhos, que podem ser tratados através do procedimento.

Para isso, durante uma sessão do método, um laser age nas áreas afetadas, aumentando a temperatura, estimulando o fechamento dos vasos e a absorção dos mesmos pelo organismo, sem a necessidade da retirada da safena. A grande vantagem do uso da escleroterapia a laser é sua grande praticidade, já que você não precisa se ausentar das suas atividades diárias durante as sessões de aplicação.

Apesar de ser um procedimento rápido, que dura apenas 20 minutos em cada sessão e não causa quaisquer hematomas, é preciso ter alguns cuidados após o tratamento. Um deles é evitar a exposição solar, e sempre proteger a pele quando isso for inevitável, além de não depilar a área tratada por pelo menos 20 dias.

Reincidência com o uso da escleroterapia a laser

A grande dúvida de muitas mulheres e homens que possuem este problema é se apesar de passar por este tratamento, as varizes podem voltar. Mas especialistas no assunto indicam que as mesmas veias que foram tratadas através do método nunca voltarão a se tornar varizes. Porém, o método não protege de outras varizes que venham a aparecer. Por isso, é importante garantir a sua prevenção através dos bons hábitos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!