Pele

Pele lisinha! Aprenda a fazer um esfoliante caseiro para os pés

Por Redação Doutíssima 26/08/2014

Você cuida bem dos seus pés? Sabe preparar um esfoliante caseiro para os pés? Os nossos pezinhos são, muitas vezes, os mais esquecidos na nossa rotina de cuidados com a pele, mas não deveria ser assim.

Cuidados dos pés é preciso

São eles que aguentam todo o nosso corpo e passam horas trabalhando – muitas vezes com calçados desconfortáveis. Sim, eles sofrem. O resultado são pés doloridos, calos, pele seca ou calcanhares rachados, mesmo que esporadicamente você faça uma visita a sua pedicure.

esfoliante-caseiro-para-os-pés

Preparar um esfoliante caseiro é ótima opção para cuidar da saúde dos seus pés. Foto: Shutterstock

No verão, estes problemas podem ser agravados, já que o uso de sandálias e chinelos deixam nossos pés expostos a agentes externos, como o sol e a sujeira. Sabendo disso, chegou a hora de mudar esta situação e começar a prestar mais atenção em seus pés. Veja a seguir uma maravilhosa receita de esfoliante caseiro para os pés e tire um tempo para a relaxar.

Por que usar um esfoliante caseiro para os pés?

Os esfoliantes removem suavemente o acúmulo de todas as células mortas da pele que acabam impedindo a sua renovação. A partir daí, podemos perceber o porquê os nossos pés ficam com uma textura irregular, totalmente seco e esbranquiçado. Remover a pele morta estimula a circulação sanguínea, o que dá a sua pele uma vida nova com células oxigenados.

O melhor momento para usar esfoliante caseiro para os pés é logo após o banho, quando a sua a pele ainda está úmida e seus poros estão abertos. Com os ingredientes certos, é possível criar uma fórmula perfeita, que além de esfoliar, pode hidratar e relaxar os pés.

Ingredientes:

2 colheres de sopa açúcar cristal

2 colheres de sopa de aveia ao solo

2 colheres de sopa de gel de aloe vera (babosa)

1 colher de sopa de mel

1 colher de chá de suco de limão

1 colher de chá de azeite ou óleo de amêndoa

Você vai precisar de:

Mixer ou liquidificador

Um pote

Colher / Espátula

Como fazer:

Comece triturando a aveia até que ela fique com uma textura fina e escamosa. Procure não deixar muito grossa para não arranhar e irritar a pele. Depois, misture todos os ingredientes, até que fique com uma consistência pastosa. Pronto, seu esfoliante caseiro para os pés está pronto.

Agora, é só utilizá-lo após o banho ou depois de um deixar os seus pés relaxando alguns minutos em uma bacia com água morna. Massageie todo o pé, incluindo os dedos, em pequenos movimentos circulares.

Preste atenção especial a calos, calcanhares e áreas onde a pele possa estar mais dura ou rachada. Remova o esfoliant, enxaguando com água morna. Finalize com um creme nutritivo para os pés.

O segredo do esfoliante caseiro para os pés

Esta receita de esfoliante caseiro para os pés é ótima para manter a saúde dos pés já que seus ingredientes possuem várias finalidades. O açúcar é um ótimo esfoliante natural, assim como a aveia, que também promove uma limpeza profunda na pele.

O gel de aloe vera possui propriedades calmantes e o mel de bloquear a umidade, nutrição e é anti bactericida, assim como o limão. A ação do azeite ou do óleo de amêndoas é que dá a hidratação necessária. Viu, como ingredientes naturais podem ser a solução para a beleza dos seus pés?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!