Pele

Atenção ao frio! Conheça os principais cuidados com a pele no inverno

Por Redação Doutíssima 07/07/2014

Quando chega a época das baixas temperaturas, já começamos a nos preocuparmos com os cuidados com a pele no inverno. Isso acontece porque a nossa pele acaba sofrendo com a mudança de temperatura e com os hábitos que mudam em relação ao verão.

Clima exige cuidados com a pele no inverno

Irritação, aspereza, ressecamento e descamação são os sintomas que logo percebemos na pele. Mas é possível, com alguns cuidados com a pele no inverno, não sofrer com as consequências da estação e ter a pele com a aparência tão saudável quanto no verão.

cuidados-com-a-pele-no-inverno

No inverno, é importante manter a pele hidratada, em especial áreas expostas. Foto: Shutterstock

6 importantes cuidados com a pele no inverno

As temperaturas mais frias resultam em uma má circulação sanguínea e, além disso, também a utilização de aquecedores acaba por remover a umidade da pele. No entanto, basta manter alguns hábitos e fazer algumas mudanças na sua rotina de cuidados com a pele no inverno para enfrentar sem imprevistos os meses mais frios do ano. Confira 6 dicas e aprenda como lidar com isso.

1. Beba muita água

As pessoas tendem a beber menos água durante o inverno, mas é muito importante nos mantermos hidratados para que tenhamos uma pele bonita. Por isso, leve uma garrafa de água com você quando sair. Chá de ervas também são um ótimo remédio para hidratar a pele de dentro para fora.

Esta dica é muito simples, mas primordial para quem quer ter uma pele saudável, por isso procure incluir pelo menos 2 litros de água diariamente nos seus cuidados com a pele no inverno.

2. Evite banhos quentes

O inverno é a época do ano em que sua pele e seus cabelos precisam de atenção máxima. Isso porque o banho quente é aliado contra o frio, mas acaba danificando tanto a pele quanto os cabelos. Procure tomar banho em horários que permitam a você diminuir a temperatura da água. Outra dica de cuidados com a pele no inverno é usar sabonetes hidratantes para evitar que a pele fique seca.

3. Mantenha a pele hidratada

Escolha um bom hidratante corporal e outro para o rosto, principalmente se a sua pele for oleosa. Mas não se esqueça de hidratar outras partes do corpo que, muitas vezes, são esquecidas e que mais ficam expostas ao frio, como as mãos, pés e lábios. Existem produtos específicos para cada área e é necessário reaplicá-los durante o dia.

4. Use protetor solar

As pessoas gostam de desfrutar do sol durante o inverno, mas é importante saber que exposição ao sol pode prejudicar a sua pele no inverno também. Por isso, use todos os dias, um protetor solar de FPS 15 ou mais. Devemos ter estes cuidados com a pele no inverno e em todas as estações.

5. Evite lamber os lábios

Durante o inverno, os nossos lábios são os que mais sofrem com rachaduras. Isso acontece porque sentimos a pele dos lábios mais seca e com isso, tentamos umedecê-los Mas a combinação da saliva mais ar seco acaba deixando-os mais ressecados, isso porque a nossa saliva contém ácidos que causam mais irritação.

Não esqueça dos lábios nos seus cuidados com a pele no inverno e, ao invés de lambê-los, use um bom protetor labial – de preferência, com proteção solar.

6. Mantenha os exercícios físicos

Por fim, um dos mais importantes cuidados com a pele no inverno é manter os exercícios físicos, que neutralizam as ações dos radicais livres, responsáveis por alterações na pele. Por utilizarmos mais oxigênio durante a realização da atividade, isso favorece a nutrição da pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba como tirar manchas do rosto e conquiste uma pele de pêssego

Pele masculina: fazer a barba exige cuidados especiais. Confira!

Veja como fazer limpeza de pele em 12 dicas práticas

Descubra como ficar bronzeada no inverno sem correr riscos

Pele irritada: por que certos cosméticos provocam reações alérgicas?