Sem categoria

5 fatos para você descobrir se a plataforma vibratória funciona ou não

Por Redação Doutíssima 30/08/2014

O aparelho foi criado para auxiliar na recuperação da musculatura de astronautas e, aos poucos, foi ganhando espaço nas academias de musculação e nos estúdios de pilates e yoga, mas ainda resta a dúvida: a plataforma vibratória funciona mesmo? Conheça neste artigo 5 motivos para acreditar que o método pode ter resultados surpreendentes se você souber como usá-lo.

plataforma-vibratória

Uso da plataforma vibratória para fortalecimento muscular ganha mais espaço. Foto: powerplate.com

Entenda por que a plataforma vibratória funciona

É claro que não adiantará em nada você se alimentar com uma dieta rica em gorduras e depois passar horas na plataforma, esperando que ela resolva todos os seus problemas estéticos e de saúde.

Antes de sequer pensar em fazer sessões na máquina, saiba que ela é um complemento aos cuidados que você tem com o seu corpo e que não substitui dietas balanceadas ou exercícios físicos tradicionais.

1. Gravidade

Para você que sempre odiou a gravidade por causa da flacidez, saiba que é por causa dela que a plataforma vibratória funciona. Como a base do aparelho se movimenta em diversos sentidos e vibra a uma velocidade alta, a carga gravitacional aumenta e exige que você utilize mais fibras musculares para se manter de pé e em equilíbrio em cima da máquina, como resposta ao estímulo do exercício.

2. Força

Um dos maiores geradores de descrença no fato de que a plataforma vibratória funciona é o pensamento de que a pessoa só precisa ficar para enquanto a vibração resolve tudo sozinha. Nada disso. O aparelho exige atividade constante, já que é preciso buscar equilíbrio sobre a base e focar muito no músculo que está sendo trabalhado, fazendo contrações ou movimentos na região para que o resultado seja o melhor possível.

3. Musculatura

Mulheres de 20 a 24 foram estudadas por uma universidade da Bélgica e foram divididas em dois grupos: metade fez exercícios de ganho de massa muscular na plataforma e a outra metade realizou o treinamento tradicional em uma academia de musculação.

Em 12 semanas de treino, o grupo que utilizou a plataforma obteve um aumento de 16,6% na força nas pernas, enquanto as mulheres submetidas ao treino tradicional conquistaram 14,6% de aumento.

4. Flexibilidade e esqueleto saudável

A plataforma vibratória funciona também para o aumento da flexibilidade instantânea e a longo prazo. Os exercícios aquecem a musculatura, que fica mais suscetível ao estiramento. Já para os ossos, estudos mostram um aumento de 1% na densidade óssea em 6 meses de treinamento.

Isso acontece porque a gravidade causa um esforço compressivo de alta frequência no tecido ósseo, gerando o aumento de massa. Portanto, a máquina ajuda no combate a osteoporose.

5. Abdômen

Um estudo apresentado no Congresso Europeu de Obesidade mostrou resultados impressionantes com relação a perda de gordura abdominal através da plataforma vibratória. Mulheres que fizeram dieta e ginástica em academias durante 6 meses perderam 17,6 centímetros da gordura da barriga, enquanto o grupo que aliou dieta e plataforma perdeu 47,8 centímetros da gordura visceral.

Plataforma vibratória funciona conforme a intensidade

E aí? Convenceu-se de que a plataforma vibratória funciona? O importante é começar aos poucos e ir aumentando a intensidade dos exercícios à medida que se ganha experiência com o aparelho.

O ideal é receber o auxílio de um professor de educação física ou um fisioterapeuta, mas dá para fazer sozinho em casa se você for capaz de controlar sua postura e concentrar sua força nos locais corretos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!