Exercícios

Veja como preparar seu treino de musculação para otimizar resultados

Por Redação Doutíssima 17/07/2014

A maioria das pessoas que decide iniciar uma rotina de treino de musculação demonstra ansiedade em relação à otimização de resultados, o que é um fator de desistência de muitos.

Resultados do treino de musculação

Para que essa impaciência não impeça a sua rotina, é fundamental entender que cada pessoa possui um biótipo com particularidades que influenciam no treino de musculação e seu consequente resultado. Por isso, não é recomendado espelhar-se em outra pessoa e sim exercitar-se de acordo com os seus limites e recomendações dos profissionais da área.

treino-de-musculacao

Na academia, procure começar o treino de musculação pelos músculos grandes. Foto: Shutterstock

Alimentação potencializa treino de musculação

Geralmente, o tempo mínimo para a percepção de resultados do treino de musculação é de três meses. No entanto, é possível reduzir esse tempo por meio de alguns fatores determinantes, como a alimentação. Comer bem antes e depois dos treinos é fundamental para conseguir bons resultados. Por isso, evite comidas gordurosas, fasts foods e carboidratos simples.

Além disso, aposte em frutas, legumes e proteínas encontradas em carnes brancas e magras. E nunca se esqueça: até duas horas após o treino de musculação, o organismo tem um alto índice de absorção, por isso, é importante controlar o que é ingerido nesse período.

Descanso no treino de musculação

Outro quesito que deve ser levado em consideração é o respeito aos dias de descanso do treino de musculação. Eles são fundamentais para que aja a recuperação da fibra muscular, aumentando a efetividade do resultado e diminuindo a chance de lesões. Por isso, respeite os intervalos de no mínimo 24 horas para a repetição do mesmo exercício.

Também fique atento para as pausas durante as séries. Elas não podem ser extremamente demoradas, mas precisam existir, pois é nesse momento em que o músculo se recupera do esforço e fica pronto para a próxima sequência.

Respiração no treino de musculação

Respirar da forma correta é um grande aliado na hora do exercício. O simples fato de expirar pela boca e inspirar pelo nariz trará maior conforto no momento do treino de musculação além de auxiliar na manutenção da pressão arterial.

Parece difícil de coordenar, mas não é. Basta inspirar na fase de contração muscular e expirar na volta. Além de potencializar o treino devido à contração do abdômen, sua coluna também fica protegida.

Treino de musculação na academia

Ao chegar à academia, adote o hábito de iniciar o treino de musculação pelos músculos grandes, como peito e quadríceps. Isso fará com que os seus músculos pequenos trabalhem como auxiliares, trazendo maior resultado para a sequência executada.

Além disso, experimente erguer o peso com movimento de máxima intensidade e, na hora de voltar à posição inicial, faça-o devagar, de forma que o músculo seja bem trabalhado. Essa dica não só ajuda nos resultados como no aparecimento de microlesões.

A rotina para alcançar resultados no treino de musculação se estende ao longo do dia. Isso faz com que dormir com qualidade seja um fator fundamental para a otimização dos resultados dos exercícios. Muitos não sabem, mas é o sono o responsável pela liberação dos hormônios que irão regenerar o seu corpo e deixa-lo pronto para o dia seguinte.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!