Sem categoria

Ar condicionado na academia: atividades físicas nestes ambientes podem ser prejudiciais à saúde

Por Rafaella Dias 24/03/2014

Apesar de ser aclamada pelo público fitness, o uso de ar condicionado na academia pode levar à sérias complicações na saúde. Entenda quais são os riscos e fique atento! 

ar condicionado na academia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que a prática de atividade física é um dos pilares da saúde e considera o sedentarismo um importante fator de risco para o surgimento de doenças crônico-degenerativas. Entretanto, é importante tomar alguns cuidados, a fim de obter um resultado satisfatório e se certificar de que os exercícios não constituem risco à integridade física e à saúde do praticante.

Assim como nos atentamos com cuidados ao tênis que usamos, hidratação, recuperação, alimentação, o clima onde treinamos também deve estar de acordo, para um bom desempenho acontecer e neste caso estamos falando sobre a utilização de Ar Condicionado na academia para uma melhor climatização.

ar condicionado na academiaO modismo, associado à ignorância de gestores e clientes de academias, impulsionaram a popularização no uso do Ar Condicionado para a climatização destes ambientes, sem levar em consideração os possíveis riscos e desvantagens que o mesmo oferece.

Como efeito agudo do exercício, a frequência respiratória, a frequência cardíaca e a temperatura corporal sofrem elevação, o que aumenta a ventilação pulmonar e altera as condições no meio interno. Posteriormente, devido ao estresse mecânico do exercício, os agentes do sistema imunológico são mobilizados para realizar os reparos necessários nos tecidos lesados.

Por consequência dessas adaptações do organismo, o sistema imune sofre uma baixa momentânea nas suas defesas, e associando-se ao aumento da ventilação pulmonar, num ambiente com Ar Condicionado onde o ar circulante não é trocado com o meio externo, o indivíduo fica vulnerável a ação infecto contagiosas de micro-organismos, o que apresenta grande risco para a saúde.

Ambiente climatizado X Ar condicionado na academia

Um ambiente climatizado não é necessariamente, um local com Ar Condicionado, mas sim um espaço que proporcione conforto ambiental, e este pode ser criado por meio de uma ventilação natural, desde que sejam levadas em consideração as variáveis locais, como clima, temperatura, direção dos ventos etc.

arcondicionado na academiaO ar condicionado na academia pode ser interessante para manter o ambiente livre da poluição externa, desde que os filtros estejam sempre bem limpos. Os maiores problemas do Ar Condicionado para a saúde dos utilizadores são os fungos, as bactérias e os ácaros que se acumulam no aparelho e se proliferam no ar se este estiver sujo, causando inflamações e infecções das vias respiratórias.

O Ar Condicionado desidrata o ar, o que resseca o muco protetor que reveste as vias aéreas dos praticantes, prejudicando o desempenho esportivo. O ressecamento da superfície do epitélio respiratório destrói anticorpos e enzimas que atacam germes invasores, predispondo-nos às infecções. O ar seco irrita os brônquios que produzem mais muco, mais catarro. Daí ao aparecimento de rinites, sinusites e bronquites.

A diminuição da temperatura ambiente também provoca a diminuição da umidade relativa do ar, um dos motivos pelos quais a maioria das pessoas não transpira durante a prática esportiva em ambientes com Ar Condicionado.

Para prática de atividade física a diminuição da temperatura, é perigosa, pois nesses ambientes a população é muito heterogênea, podendo estar presentes pessoas gripadas, por exemplo. Por isso chamamos a atenção para o uso de ar condicionado na academia.

O ideal seria a utilização da ventilação natural ou da ventilação mecânica, que além de aproximar a temperatura ambiente da temperatura externa, diminuem o consumo de energia e favorecem a renovação do ar. Uma adequada ventilação desses espaços pode ser conseguida através da correta implantação de aberturas de entrada e saída de ar.

Qualidade de vida não é ter a possibilidade de ligar o ar condicionado todos os dias, qualidade de vida é abrir uma janela e cheirar a terra, as árvores, saber encher os pulmões com ar puro, limpo. Fique atento!

 

Saiba mais:

Escolhendo os equipamentos corretos para a academia

Saiba mais sobre o circuito aeróbico na academia

Qual o melhor horário para ir na academia

Saiba exatamente o que comer depois da academia

Saiba mais sobre o circuito de musculação na academia

10 vantagens da academia feminina

Academias: fim do exame médico obrigatório divide opiniões