Exercícios

Passo a passo: como fazer exercícios de pilates em casa

Por Redação Doutíssima 11/08/2014

Se há uma modalidade de exercícios que se tornou um fenômeno no mundo fitness na última década é o pilates. Ao enfatizar a respiração adequada, o alinhamento da coluna vertebral e a concentração, em um movimento suave e fluente, ele faz com que se possa criar uma sintonia com seu corpo. Seja na academia ou com o pilates em casa, muitos são seus benefícios.

pilates-em-casa

Exercícios de pilates em casa são fáceis de fazer e oferecem vários benefícios. Foto: Shutterstock

Destaques do pilates em casa

No pilates em casa ou na academia, o praticante realmente aprende a controlar os seus movimentos. A qualidade do movimento é valorizada em relação a quantidade de repetições. A respiração correta no pilates é essencial e ajuda você a executar movimentos com o máximo de potência e eficiência.

Por último, mas não menos importante, aprender a respirar corretamente pode reduzir o estresse. Com isso, o pilates pode ajudar a ter um corpo mais saudável e mais magro, já que atua em favor da perda de calorias e da tonificação muscular.

Como praticar pilates em casa

Por usar apenas o peso do corpo em seu método, você pode fazer alguns exercícios de pilates em casa. Basta seguir o nosso passo a passo. Você vai precisar de:

– Um colchonete

– Uma bola de estabilidade

Exercício 1: Ponte

Para fazer o primeiro movimento da série de exercícios de pilates em casa, deite-se de costas, confortavelmente, com os joelhos dobrados e os pés no chão. Agora, use a bola de estabilidade ou qualquer bola que você tenha em casa.

Para fazer o movimento, comece inspirando profundamente e expire estendendo os quadris e levantando a pélvis do chão, atingindo os joelhos com a bola. Inspire novamente e volte, lentamente, à posição inicial. Repita este movimento quatro vezes.

Exercício 2: Hundred

Deite-se de costas com as pernas dobradas e deixe as mãos completamente estendidas ao lado do corpo. Além disso, mantenha os pés completamente estendidos no chão. Depois, lentamente, inspire e levante o joelho direito sobre a sua cintura, mantendo-o paralelo ao chão.

Ao expirar, lentamente, faça o mesmo movimento com o joelho esquerdo. Inspire novamente e eleve a cabeça e o tronco, levando os braços alongados como se fossem alcançar os pés. Volte a posição inicial. Repita o movimento 10 vezes.

Exercício 3: Roll up

Já para este outro movimento de pilates em casa, você deve deitar no chão com as pernas retas. Relaxe os ombros e mantenha os braços esticados acima da cabeça. Inspire e leve os braços retos na direção vertical em relação ao chão e eleve o seu tronco. Agora, com os braços ainda esticados, procure levá-los até os pés. Expire e volta a posição inicial. Repita até seis vezes.

Exercício 4: Leg circle

Deite-se de costas com as pernas estendidas. Coloque os braços ao lado do corpo, com as palmas das mãos viradas para baixo. Contraia os músculos abdominais, ancorando sua pélvis e ombros. Relaxe os ombros.

Equilibre o seu peso uniformemente através de seus ombros e quadris. Inspire e eleve a sua perna direita em direção ao peito e, depois, estenda-a para o teto. Gire a sua perna ligeiramente para fora a partir do quadril.

Não deixe que o seu quadril saia do chão. Faça um círculo com a sua perna para baixo, em direção à esteira e, em seguida, para a direita e, finalmente, de volta para o centro. Repita de 5 vezes com cada perna.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!