Pele

Conheça as aplicações de 5 tipos de máscaras de argila

Por Redação Doutíssima 01/09/2014

Não é de hoje que as mulheres são fãs das máscaras faciais, e as preferidas são as feitas de materiais naturais, como a argila. Antigamente, acreditava-se que a argila possuía muitas propriedades terapêuticas, mas atualmente sua ação estética é mais conhecida.

Se você nunca usou nenhum dos tipos de máscaras de argila, saiba que elas podem contribuir para a saúde da pele, e algumas delas podem efetivamente contribuir para o combate ao envelhecimento. Para cada tipo de pele, um tipo de argila é indicado.

tipos-de-máscaras-de-argila

Uso dos diversos tipos de máscaras de argila ajuda a manter a pele tratada. Foto: Shutterstock

Tipos de máscaras de argila

Os tipos de máscaras de argila, e sua ação sobre a pele, podem ser conhecidas através das cores. Confira abaixo.

1. Máscara de argila branca

Entre os tipos de máscara de argila, a de cor branca é indicada para quem tem pele seca e sensível. Isso porque o seu pH é semelhante ao da pele. Além disso, este resultado da mistura de muitos elementos, como alumínio, hidróxidos coloidais e silicatos, também possui outras substâncias em sua composição, como o ferro, potássio, boro, alumínio, enxofre e cálcio, que são ótimos para a pele.

A argila branca age como um clareador para manchas senis, como um micro-esfoliador e, além disso, pode combater a oleosidade da pele e reduzir rugas e ajudar na cicatrização da pele.

2. Máscara de argila verde

A argila verde é a melhor opção para quem possui a pele oleosa e, por consequência disso, com tendência a acne. Originada a partir de lava vulcânica, a argila verde é rica em óxido de ferro, além de fósforo, zinco, alumínio, magnésio, cálcio, potássio, manganês, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio.

Este é um dos tipos de máscaras de argila que eliminam a oleosidade da pele e também ajudam como um estimulante, adstringente, antibactericida e tonificante da pele. A argila de cor verde também pode ajudar no combate à celulite e na queima de gordura localizada.

3. Máscara de argila rosa

Indicada para pele sensíveis e delicadas, a argila rosa é a mistura da argila branca e da argila vermelha. Ela é considerada a mais suave de todos os tipos de máscaras de argila, mas não menos eficiente em deixar a sua pele maravilhosa. A argila rosa possui ação cicatrizante, antisséptica e ativa as funções imunológicas. Além disso, absorve toxinas da pele e hidrata.

4. Máscara de argila vermelha

A argila vermelha é indicada para pessoas com a pele envelhecida, já que possui hematite, um elemento muito comum em tratamentos antienvelhecimento. Com isso, essa argila age como um peeling suave, promovendo a renovação celular, aumentando a elasticidade da pele e a circulação. Também age neutralizando os efeitos dos radicais livres e toxinas.

5. Máscara de argila dourada

Outra argila muito eficaz no tratamento antienvelhecimento é a dourada ou amarela. Devido à ação do dióxido de silício, presente em sua composição, atua como um catalisador na formação do colágeno, o que traz mais firmeza à pele. Possui um efeito tensor imediato, ou seja, os resultados podem ser vistos assim que a argila é retirada da pele e podem durar por vários dias. Se você tem pele seca, frágil e com rugas, esta é a sua melhor opção entre os tipos de máscaras de argila.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!