Dica do Dermatologista > Pele

Como tirar manchas de espinhas? Descubra aqui!

Por Redação Doutíssima 22/03/2014

Seja na adolescência ou na idade adulta, as espinhas podem deixar manchas e cicatrizes permanentes na pele. Essas manchas podem piorar se as espinhas não forem tratadas adequadamente. Quanto mais tarde o tratamento é iniciado, maiores são os riscos das cicatrizes serem graves.

Segundo dermatologistas, as marcas das espinhas ficam em cerca de 70% dos casos. E quando a maquiagem não consegue esconder as imperfeições, existem tratamentos de beleza que garantem uma pele mais uniforme e suave. O Doutíssima listou alguns métodos que podem te ajudar a eliminar as terríveis manchas de espinhas.

 

 

marcas acne

Conheça os métodos e aprenda como tirar manchas de espinhas

 

Tratamentos específicos para cada tipo de pele

 

Em peles mais escuras, as manchas e cicatrizes costumam sumir sozinhas em 6 meses. Para acelerar o processo, a esfoliação da pele com produtos à base de ácido salicílico ou glicólico pode ajudar a levar as células manchadas para a superfície.

O ideal é que o procedimento seja feito por um dermatologista. Para qualquer tipo de pele, cremes retinóides também podem ajudar a melhorar a pele. Caso nada resolva, um tratamento a laser também é recomendado pelos especialistas.

 

 

Como tirar manchas de espinhas

 

Foto: iStock/GettyImages

O tratamento para alergia ao calor é bem simples: Consiste em hidratar bem a pele, tomar banhos frios e beber muita água, além de usar roupas leves e evitar transpiração excessiva. Em alguns casos, é preciso usar medicações tópicas prescritas por dermatologistas. Dependendo da gravidade os dermatologistas costumam receitar sabonetes adstringentes ou até antibióticos tópicos ou sistêmicos.

peeling
Foto: iStock/GettyImages

Peeling - clareia as manchas e trata as cicatrizes deixadas pela acne. Os tratamentos mais superficiais clareiam as manchas, enquanto os médios e profundos auxiliam no tratamento das cicatrizes, oferecendo resultados mais aparentes, como a melhora da textura da pele. A desvantagem desse método é que o processo de cicatrização costuma formar algumas crostas na pele, mas que saem após uma semana. Especialistas garantem que o resultado começa a ser percebido após duas sessões.

laser
Foto: iStock/GettyImages

Laser - promove o clareamento das manchas e trata as cicatrizes. Ele age diretamente sobre as manchas da acne, mas são especialmente importantes no tratamento das cicatrizes. O laser estimula a produção de colágeno e trata as depressões formadas na pele. O procedimento pode ser ablativos (realizados com CO2), que formam crostas e tem efeitos mais intensos, ou não ablativos, conhecidos por não formar crostas, mas exigem maior número de sessões. A quantidade de aplicações irá depender do tipo de laser utilizado. O laser à base de CO2, por exemplo, leva de duas a quatro sessões, com intervalos de dois meses cada.

microagulhas
Foto: iStock/GettyImages

Microagulhamento - O método perfura a pele superficialmente e cria múltiplos microcanais, nos quais se depositam ativos que estimulam a renovação do colágeno. Esta é uma das melhores alternativas se você procura uma solução de como tirar manchas de espinhas. Além disso, a recuperação é rápida, em torno de quatro ou cinco dias. Após a primeira sessão, já é possível ver os resultados.

Foto: iStock/GettyImages

Carboxiterapia - O tratamento é feito por meio da aplicação de um gás carbônico medicinal purificado diretamente sobre cada cicatriz, tratamento estimula a produção de colágeno no local. A boa notícia é que a técnica pode ser realizada em todos os tipos de pele e não há restrições quanto à exposição ao sol.

Foto: iStock/GettyImages

Subcisão - Se suas manchas e cicatrizes são profundas, a subcisão pode atenuá-las. Realizado com agulha, o método corta as fibras de tecido que puxam a pele para baixo, formando pequenos traumas que estimulam a produção de colágeno e preenchem as manchas. É recomendado para pacientes com cicatrizes muito retraídas. Pode ser associado ao laser ou ao preenchimento para ter efeitos melhores. De acordo com dermatologistas, uma a três sessões são o suficiente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!