Pele

Veja truques para você aprender como limpar a pele com perfeição

Por Redação Doutíssima 29/08/2014

A pele é um dos principais órgãos do corpo humano, portanto, precisa de um cuidado especial. A limpeza da pele deve ser feita diariamente, principalmente para as mulheres que usam maquiagem todos os dias. Mas você sabe como limpar a pele?

Saber como limpar a pele é cuidar da saúde

Muitas pessoas acreditam que a limpeza na pele é recomendada somente para aqueles que querem eliminar cravos e espinhas. Porém, não se resume somente a isso. Saber como limpar a pele elimina a sujeira do dia a dia, diminui a oleosidade, proporciona maior permeabilidade cutânea, prevenindo o envelhecimento. Além disto, deixa a pele saudável e jovem.

como-limpar-a-pele

Ter uma pele bonita e saudável depende de adotar cuidados diários de limpeza. Foto: Shutterstock

Como limpar a pele com produtos caseiros

Existem truques caseiros muito eficientes para aquelas pessoas que não tem tempo e dinheiro para cuidar da limpeza da pele. Segundo dermatologistas, uma das dicas mais importantes para manter uma pele saudável é não espremer cravos e espinhas, pois o ato pode deixar marcas.

A pele do rosto é a mais prejudicada com as impurezas do dia e, por isto, necessita de cuidados diários. As mulheres devem sempre tirar a maquiagem antes de dormir, pois é sem ela que a pele respira.

Outra dica de como limpar a pele é, antes de usar maquiagem, lavar o rosto com água fria. Ao contrário da água quente que abre os poros, a fria fecha, evitando que as impurezas penetrem.

Receita para fazer em casa

Você pode aprender como limpar a pele com perfeição usando apenas receitas caseiras. Primeiro, lave bem o rosto com um sabonete neutro e seque, de leve, com a toalha.

Pegue uma gema de ovo, uma colher de mel, meia colher de farinha de trigo e meio copo de iogurte natural e misture em um recipiente. Mexe bem até ficar homogêneo, depois molhe um pedaço de algodão e passe no rosto devagar, até que fique todo coberto. Cuide para não aplicar o creme nos olhos e lábios. Deixe agir por 20 minutos e lave com água fria.

Outra opção caseira

Para aquelas pessoas que acumulam muitas impurezas no rosto durante o dia, comece usando uma loção de limpeza específica para o seu tipo de pele. Após, fazendo movimentos circulares, remova os resíduos da loção com um algodão umedecido com loção tônica.

Despeje água quente em uma bacia e coloque um pouco de alecrim, camomila, tomilho ou eucalipto. Cubra a cabeça com uma toalha e fique em contato com o vapor por 10 minutos. Este vapor tem a função de abrir os poros, facilitando a limpeza das impurezas. Finalize aplicando uma loção adstringente e um creme hidratante para o rosto.

Cuidados no inverno e verão

Aprender como limpar a pele não resume somente ao rosto. Também temos que ter muito cuidado com a pele do nosso corpo, pois ela também sofre com os efeitos do tempo. No inverno, a nossa pele tende a ficar bastante ressecada devido às baixas temperaturas. Tome um banho quente e após aplique um creme hidratante especifico para o seu tipo de pele.

Lembre-se que a água quente abre os poros, ajudando na penetração da loção. Porém, não podemos cuidar da nossa pele apenas no inverno: durante o verão, use filtro solar e não fique muito tempo exposta ao sol.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!