Medicina Alternativa

Qual a diferença entre alopatia e homeopatia? Saiba mais sobre os tratamentos

Por Redação Doutíssima 01/09/2014

Sempre que estamos com algum problema de saúde, buscamos na medicina, seja ela a tradicional ou a alternativa, uma possível solução. Muito se fala em alopatia e homeopatia e, com isso, parece que são tratamentos semelhantes, mas na verdade eles se opõem completamente. Enquanto a homeopatia parte da premissa de que “semelhante cura semelhante”, a alopatia prega justamente o contrário, combatendo os sintomas.

Origens da alopatia e homeopatia

Na verdade, a alopatia foi um termo usado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann, considerado o pai da homeopatia, para designar a medicina tradicional. A ideologia é apenas uma das diferenças entre a alopatia e homeopatia, já que existem muitas outras. Veja como funciona cada um dos tratamentos.

alopatia-e-homeopatia

Abordagens diferentes caracterizam os tratamentos feitos com alopatia e homeopatia. Foto: Shutterstock

Diferenças entre alopatia e homeopatia

Doença

O conceito de doença na alopatia é algo mecânico (físico), como um agente infeccioso, uma alteração bioquímica ou celular, etc. Essa doença com causa mecânica se origina em uma parte do corpo, onde os sintomas devem ser tratados.

Já a homeopatia considera a causa da doença como uma manifestação do corpo para dizer que está doente. Não apenas uma parte dele, mas todo o organismo. Por isso, os sintomas que sentimos quando estamos doentes são apenas um sinal de que a nossa energia está em desequilíbrio.

Tratamento

O tratamento com medicamentos alopáticos age mecanicamente na cura das doenças. Eles possuem partículas químicas que atuam sobre os agentes causadores da doença, o que produz um efeito mecânico para a cura.

Já o remédio homeopático é diluído de forma que não é visto como instrumento de medição. Assim, o medicamento homeopático age em todo o corpo e atua tanto física como mentalmente.

Filosofia

A principal diferença entre a alopatia e homeopatia está em sua filosofia. A alopatia baseia-se no princípio dos contrários (contraria contrariis curantur) – por exemplo, se você tem uma dor de cabeça, um medicamento pode eliminar essa dor.

A homeopatia é baseada no princípio dos iguais (similia similibus curantur) – por exemplo, se você tem uma dor de cabeça, é usado um medicamento que poderia causar uma dor de cabeça muito parecida em uma pessoa saudável.

Experiências

Normalmente existe uma grande diferença nos tipos de experiências da alopatia e homeopatia. Enquanto a alopatia testa a eficiência de seus medicamentos em animais, a homeopatia realiza testes em pessoas saudáveis. Ou seja, se o medicamento causar alguma reação, como a dor de cabeça, por exemplo, é possível tratar outra pessoa com este problema.

Desvantagens da sua utilização

Alopatia e homeopatia também têm seus pontos fracos. Na medicina tradicional, muitas vezes o paciente apenas recebe tratamento para os sintomas que apresenta, mas não é um tratamento para a saúde como um todo.

É também por isso que pode ser dito como um tratamento limitado, já que pode ser usado comente para os sintomas mais conhecidos, com medicamentos já existentes. Porém, uma das grandes desvantagens da alopatia são os efeitos colaterais da medicação. Muitos medicamentos podem causar muitos desconfortos no paciente.

Então a homeopatia é a solução? Não, este tipo de tratamento também possui as suas desvantagens. Ainda existe uma carência de estudos que comprovem a ação em casos mais complicados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!