Medicina Alternativa

Estomatite aftosa: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

Se uma ferida isolada que aparece na boca ou garganta já é ruim e bastante dolorosa, várias delas ao mesmo tempo, então, nem se fala. A estomatite aftosa é mais ou menos assim. Ela dura cerca de 10 dias, não é contagiosa e, a não ser que seja recorrente, com intervalos menores que quatro semanas, não precisa de tratamento específico.

 

estomatite aftosa

Receitas caseiras aceleram a cura da estomatite aftosa. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba mais sobre a estomatite aftosa

 

estomatite aftosa ocorre em pessoas de qualquer idade – desde crianças até idosos. Normalmente, ela surge em períodos de baixa imunidade, que podem surgir em função de quadros de estresse, traumas profundos, HIV, deficiência nutricional, e até alergia.

Também pode ocorrer em função do abuso do uso de álcool ou cigarro. Os sintomas incluem mal estar, febre e aftas na boca, incluindo a região mucosa das gengivas, do interior das bochechas, da garganta e da língua.

 

Receitas caseiras para tratar estomatite aftosa

 

O tratamento para aliviar os sintomas até que o ciclo das feridas esteja completo pode ser caseiro. Existem várias receitas para isso, mas antes delas, é fundamental uma boa higiene oral e o uso de antisséptico bucal. O bochecho com água morna e sal, duas a três vezes ao dia, também alivia os sintomas e facilita a cicatrização das feridas.

Sucos

Uma boa receita caseira contra a estomatite aftosa inclui o suco de cenoura com beterraba. Coloque no liquidificador uma cenoura crua ralada, um copo de água e uma beterraba cozida. Em seguida, misture bem os ingredientes, até o conteúdo ficar com um aspeto homogêneo. Coe e beba, 30 minutos antes das refeições – isso vai ajudar a aliviar a dor para que você possa manter a alimentação normal durante a infecção.

Ervas

Algumas ervas também são grande aliadas contra essas infecções por aftas. Uma solução na base de carqueja pode ser usada com relativa eficiência nos casos de estomatite aftosa. Coloque 60 gramas da planta em um litro de água, aguarde 15 minutos e, depois, faça bochechos com o líquido.

Os bochechos também podem ser feitos com uma solução com 50 gramas de alfavaca seca em um litro de água. Faça da mesma forma, aguardando 15 minutos. Os bochechos podem ser feitos várias vezes ao dia.

Bicarbonato de sódio

Muitas pessoas usam o bicarbonato de sódio puro para diminuir a dor, já que o seu efeito destrói as células responsáveis pela afta, entretanto, deve ser usado com cuidado, pois também prejudica tecidos saudáveis da mucosa – e aí a afta demora mais para desaparecer.

Fermentos

Outra indicação de remédio caseiro recomendado para combater a estomatite aftosa é o uso de fermentos láticos (bactérias originais do leite), combinados com própolis. Relatos de várias pessoas dão conta que o problema desaparece em poucos dias, além de aliviar a dor assim que aplicado sobre a lesão.

Cravo

Outro tratamento muito eficaz é com o cravo-da-Índia. Ele tem propriedades medicinais bactericidas e é também usado como anestésico e antisséptico. Você pode mascar o cravo várias vezes ao dia.

Tratamento médico

Caso passaram os 10 dias do ciclo normal das aftas e elas não desapareceram, mesmo com o uso de um ou mais desses remédios caseiros, ou então você teve duas infecções em menos de quatro semanas, isso é sinal de que um médico deve ser procurado.