Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da cana-do-brejo

Por Redação Doutíssima 24/12/2014

A cana-do-brejo é uma planta com belas flores e, por essas características ornamentais, é usada comumente em jardins. O que pouca gente sabe, porém, é que essa planta, famosa pelas suas flores rosas e suas folhas majestosas, possui um número elevado de propriedades medicinais. Por isso, ela é usada, também, como um remédio natural eficaz na cura de várias doenças.

Comumente encontrada em brejos – daí a origem do nome – ela também é conhecida por outros nomes, de acordo com a região do país, como jacuaga, pacová, cana-do-mato, ubacaia, cana-branca e canarana-do-brejo. Em sua composição, é possível encontrar diversos elementos que favorecem o seu uso medicinal, dentre os quais destacam-se os flavonoides, a quercetina, as saponinas e a diosgenina, além do ácido oxálico, da inulina, dos taninos e das matérias pécticas.

 

cana-do-brejo

Cana-do-brejo é usada para tratar uma série de doenças. Foto: iStock, Getty Images

Com todas essas propriedades, a planta possui vários efeitos em nosso organismo, auxiliando como um agente de cura com poderes antidiabéticos, antirreumáticos, calmantes, diuréticos, febrífugos, anti-inflamatórios, sudoríferos, entre outros. Todos estes benefícios podem ser encontrados em suas flores e rizomas, que são utilizados através de chás, extratos, sucos e cataplasmas.

 

Cana-do-brejo e seus benefícios medicinais

 

Devido à sua rica composição, a cana-do-brejo possui vários benefícios medicinais, que podem ser usados em tratamentos caseiros. A planta possui ação diurética e depurativa e, por isso, é bastante benéfica no tratamento de problemas renais, auxiliando na eliminação de cálculos, pois limpa e desobstrui as vias urinárias e ainda contribui para curar casos de inflamação.

Outro grande benefício da cana-do-brejo é visto em casos de cistite, que pode ser uma condição muito incômoda, já que seu principal sintoma são as dores e a dificuldade ao urinar, além de poder causar uma micção com sangue.

A planta possui benefícios também em alguns casos de doenças venéreas, como é o caso da sífilis, e também atua com eficiência em casos de distúrbios menstruais, leucorreia e gonorreia. Outra indicação para o uso da cana-do-brejo é na prevenção da arteriosclerose, uma doença degenerativa que pode ter consequências graves. Ainda, ela também atua no tratamento de hidropisia e blenorragia, bem como de anemia, hérnias e febre.

Por fim, em razão de suas propriedades diuréticas, a planta também é muito utilizada como um auxílio ao emagrecimento – mas é claro que seus efeitos podem ser vistos quando combinados com uma dieta balanceada e exercícios físicos frequentes.

 

Como usar a cana-do-brejo

 

Como é comum acontecer com outras plantas, cada parte da cana-do-brejo possui suas propriedades medicinais próprias, e por isso são indicadas para o tratamento caseiro de condições específicas. Suas hastes são usadas em sucos e chás para o tratamento de doenças venéreas. Já o seu rizoma pode ser usado em forma de suco para tratar diversas condições e atuar como um diurético, tônico e emoliente.

As folhas, por sua vez, são mais comumente usadas no tratamento de problemas de saúde que causam inflamação e dor, através de uma infusão, tintura ou extrato. Da mesma forma, podem ser usadas em um cataplasma para ser usado topicamente para tratar problemas de pele.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!