Estética

Entenda por que temos olheiras e o que é possível fazer para amenizá-las

Por Redação Doutíssima 02/09/2014

As olheiras podem ser um problema desagradável para a nossa aparência. Elas podem nos deixar com um aspecto cansado e, por isso, muitas pessoas associam a pigmentação escura abaixo dos olhos ao estresse e a noites mal dormidas. Se você já teve ou tem, sabe que muitas vezes é difícil saber por que temos olheiras.

A missão não é fácil, já que diversos motivos podem desencadear esta pigmentação mais escura. Se as olheiras apareceram de uma hora para outra, pode ser um sinal que está na hora de procurar um médico, já que pode estar ligada a um problema de saúde. Porém, na maioria dos casos, elas são um indício de maus hábitos. Por isso, se você quer saber por que temos olheiras, veja quais são os motivos mais comum.

por-que-temos-olheiras

Cansaço, falta de sono e estresse ajudam a explicar a causa das olheiras. Foto: Shutterstock

O que são olheiras?

A melanose periorbital, mais conhecida como olheiras, é a formação de manchas escuras que aparecem logo abaixo dos olhos. Elas ocorrem devido à nossa pele no local ser muito fina, com cerca de 0,5 mm de espessura, enquanto no resto do corpo a pele possui 2 mm de espessura. Por isso, é possível ver os nossos vasos sanguíneos através da pele, mas isso pode ser causado por alguns fatores.

Por que temos olheiras?

Nem sempre as olheiras são causadas pelo estresse. Alergias ou um problema de sinusite podem causar coloração logo abaixo dos olhos. Conheça algumas causas comuns:

Muita maquiagem: quantas vezes você aplica maquiagem dos olhos? Todos os dias? Você remove esta maquiagem todos os dias? Dormir sem remover a maquiagem dos olhos pode causar irritação e pode provocar olheiras.

Tabagismo: você é fumante (regular ou passivo)? Fumar enfraquece o colágeno dos olhos, causando rugas prematuras e flacidez.

Que outras razões explicam por que temos olheiras?

Mas além destes problemas comportamentais, existem outros motivos por que temos olheiras? Sim, muitas vezes as olheiras são apenas um indício de outros problemas. Veja:

Genética: olheiras, por vezes, são de família. Muita pigmentação da área abaixo dos olhos é comum em pessoas de ascendência asiática e africana.

Medicação: alguns medicamentos causam a dilatação dos vasos sanguíneos, deixando a pele abaixo dos olhos mais escura. Como a pele é muito fina, até mesmo o menor aumento do fluxo sanguíneo torna-se aparente.

Dieta desequilibrada: especialistas acreditam que a falta de minerais, como o ferro, é um sinal da falta de oxigênio para os tecidos do corpo, o que pode ser uma razão de por que temos olheiras.

Problema de saúde: em algumas pessoas, problemas de tireóide ou renais podem causar escurecimento da pele.

Envelhecimento: outra causa comum é a idade. À medida que envelhecemos, a pele perde o colágeno, tornando-se mais fina e mais fraca.

Como acabar com as olheiras

Seja pelo motivo que for, existem algumas dicas que podem amenizar as olheiras. Além de um pouco de maquiagem para disfarçá-las, alguns métodos caseiros podem ser feitos:

– Aplique suco de pepino ao redor dos olhos diariamente e deixe agir de 10 a 15 minutos. Depois, enxague com água fria para ativar a circulação do local.

– Misturar uma batata ralada com suco de pepino é uma maneira semelhante para ajudar os olhos inchados e as olheiras.

– Saquinhos de chá de camomila também são ótimas maneiras de amenizar as olheiras.

– Também é possível usar cremes que estimulam a produção de colágeno como retinoides, vitamina C, E e K.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!