Estética

Por que Thammy Miranda retirou a mamas

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

A atriz Thammy Miranda, 32 anos, foi uma das figuras do mundo das celebridades brasileiras mais comentadas no mês de dezembro. É que a artista, homossexual assumida, realizou um polêmico procedimento: retirou ambas as mamas.

thammy miranda

Atriz busca aparência masculina. Foto: Reprodução, Instagram

Apesar de se tratar de uma cirurgia bastante dolorida, que requer muitos cuidados, a famosa, em entrevistas a diversos veículos, garantiu não se arrepender. Como admitiu Thammy Miranda, a medida extremada faz parte de seu intento em ‘masculinizar’ o corpo.

Thammy Miranda quis se parecer com homem

 

Sua ideia é, como não cansa de comentar, tornar-se o mais parecida possível a um homem, já que é esta a figura a qual ela melhor se identifica. Thammy Miranda revelou que seu projeto inclui também o uso de hormônios masculinos para que seus contornos e características físicas se aproximem mais ao perfil que almeja.

Filha da cantora Gretchen, Thammy Miranda revelou publicamente sua homossexualidade em 2006. Desde então, tem engatado relacionamentos com mulheres e empenhado esforços em parecer-se a um homem.

Outra famosa que se submeteu a uma mastectomia dupla, como é chamada a retirada dos seios pelos médicos, foi Angelina Jolie. A razão a qual a atriz americana optou por tirar as mamas foi, no entanto, diferente: em check up, ela teve detectada uma falha no gene BRCA1.

Tal defeito, segundo os especialistas, incrementariam as chances de ela desenvolver câncer de mama em 87%. Ela não hesitou. Decidiu tirar os seios para evitar a possibilidade de exposição à doença.

Thammy Miranda escolheu ser mastectomizada

 

Tanto Thammy Miranda, como Angelina Jolie passaram por mastectomia por opção – a primeira para atingir seu objetivo de parecer-se mais a um homem, a segunda como medida cautelar. A retirada das mamas, no entanto, só é realmente indicada para casos confirmados de câncer.

Embora pouco se ouça falar deste tipo de procedimento cirúrgico, indica-se que no Brasil mais de 50 mil mulheres já tenham realizado mastectomia. Há quatro formas de retirada das mamas possíveis. A mais indicada para cada caso é avaliada pelo médico, de acordo com as condições clínicas da paciente.

Mastectomia radical: excisão da glândula mamária, dos músculos peitorais e de um ou mais linfonodos.

Mastectomia radical modificada: remoção da glândula mamária e da linfadenectomia axilar, com preservação de um ou de ambos os músculos peitorais. Costuma ser prescrita a pacientes com tumores mamários nos estágios I, II e III.

Mastectomia total simples: eliminação da glândula mamária, incluindo o complexo areolar e aponeurose do músculo peitoral. Nesta modalidade, os linfonodos axilares são preservados.

Mastectomia subcutânea: ablação da glândula mamária, este tipo de procedimento conserva os músculos peitorais e suas aponeuroses, pele e complexo aréolo-papilar. Por deixar resíduos de tecido mamário, expõe a paciente a possíveis alterações hiperplásicas e degeneração maligna. Por essa razão, seu uso é questionado.

A retirada de uma ou das duas mamas é uma cirurgia custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil sempre que há diagnóstico e o médico aponta a necessidade. Em alguns casos, a aplicação de próteses pode amenizar o efeito estético e o impacto psicológico produzido na mulher que tem parte de seu corpo removida.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima