Estética

Aplicação de varizes à laser é opção de tratamento rápido. Conheça!

Por Redação Doutíssima 10/09/2014

Quanto mais vai se chegando perto dos dias de primavera e verão, mais passamos a nos preocupar com a saúde de nossas pernas. E entre as preocupações mais frequentes das mulheres estão as varizes. Uma forma de eliminá-las sem precisar apelar para a cirurgia é por meio de aplicação de varizes à laser.

Aplicação de varizes à laser é tendência

Atualmente a aplicação de varizes à laser é um dos métodos mais procurados, tem desenvolvido o mercado estético relacionado ao tema e, consequentemente, cada vez mais vem agradando aos pacientes.

aplicação-de-varizes-à-laser

Método é utilizado para acabar com as varizes nas pernas. Foto: Shutterstock

Como funciona a aplicação de varizes à laser?

Mas, afinal de contas, como funciona este processo?A aplicação à laser consiste na produção de feixes de raios que emitem comprimentos de onda com determinadas características que atravessam a pele sem lesá-la, atingindo a hemoglobina dos vasos sanguíneos.

Ao receber o laser, a hemoglobina faz aumentar a temperatura do sangue, o que acaba por eliminar o vaso pelo calor. A duração, o poder e o tamanho do feixe de luz podem ser totalmente controlados pelo cirurgião, o que garante total precisão do tratamento.

A aplicação de varizes à laser é indicada para o tratamento das microvarizes e das tronculares. No entanto, apenas um cirurgião vascular – após avaliação – poderá indicar o melhor tratamento para eliminar as varizes e varicoses.

Benefícios e contraindicações

Em termos de benefícios, é possível destacar que este tratamento possibilita mais conforto ao paciente por causar pouca dor, rapidez no tratamento, sem haver necessidade de parar as atividades do cotidiano, além do procedimento utilizar as técnicas mais modernas e eficientes para solucionar o problema.

Entre as contraindicações é possível afirmar que o procedimento de aplicação de varizes à laser tende a ser dolorido. No entanto, a maioria dos relatos de pacientes afirma ser uma dor suportável, fazendo desnecessária a aplicação de anestesia.

Ainda assim, um gel anestésico é aplicado, o que, juntamente com a ponta fria do aparelho, diminui a sensação de dor. Após o procedimento, pode acontecer uma ardência leve que perdura por algumas horas.

As técnicas modernas que utilizam o laser não provocam manchas. Porém, é importante ter em mente que todo tratamento à laser requer alguns cuidados: deve-se evitar o sol antes, durante e até algumas semanas após a aplicação.

É importante salientar ainda que a aplicação de varizes à laser não é indicada para todas as pessoas. Apenas um exame clínico do médico vai determinar qual entre todos os tratamentos disponíveis melhor se adapta para cada paciente.

Existem outras técnicas que também podem ser utilizadas, e até procedimentos combinados que usam o laser em parceria com outros tratamentos. Além disso, no caso de varizes de um calibre mais grosso, pode ser que o cirurgião vascular indique o procedimento cirúrgico a fim de uma maior efetividade no tratamento.

Em termos de eficácia, é possível afirmar que o tratamento com laser elimina os vasos existentes. Mas com o tempo novos vasos podem aparecer. Portanto, um tratamento de manutenção pode ser necessário. Alguns cuidados com a pele podem diminuir o aparecimento de novos vasos, como a proteção solar, as atividades físicas, entre outros.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!