Quando a unha começa a ganhar uma coloração amarelada e uma espessura mais grossa, é bom prestar atenção: você pode estar com fungo. Fungos são microrganismos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos e corroem as unhas, deixando elas ocas e sem vida. Descubra como curar fungos nas unhas dos pés e livre-se desse problema.
Como curar fungos nas unhas dos pés em casa
Uso do vinagre branco
Apesar de não haver comprovação científica de que o tratamento com vinagre funciona, há um grande número de pessoas que afirma ter notado melhora com o uso do ácido. Para entender como curar fungos nas unhas dos pés usando vinagre branco, siga os seguintes passos:
Passo 1: escolha um vinagre branco de marca que você confia e despeje suavemente sobre a unha a ser tratada. Se ela estiver muito grossa, derrame o líquido de forma ainda mais suave, para que penetre na unha.
Passo 2:aplique uma quantidade generosa do vinagre na unha, repetindo o processo duas vezes ao dia.
Passo 3: deixe as unhas secarem ao ar livre após a aplicação.
Passo 4: com um objeto plástico ou metálico raspe periodicamente os restos de fungos ou células mortas que ficarão abaixo da unha.
O vinagre funciona por conter uma grande quantidade de ácidos naturais que criam um meio no qual os fungos não conseguem se desenvolver. Você deverá notar resultados em um prazo entre 1 e 2 semanas, mas pode levar meses até que sua unha esteja completamente saudável. Mesmo assim, não desista do tratamento.
Mais dicas de cuidados com as unhas no Fórum Doutíssima
Alho também é opção
O alho possui grande quantidade de propriedades antifúngicas e antimicrobianas, por isso é muito comum ser utilizado no tratamento de doenças virais como a gripe. A utilização de tratamentos caseiros, como curar fungos nas unhas dos pés com alho, é muito benéfica, pois age com propriedades naturais, atingindo a base do fungo. Conheça o tratamento no passo a passo a seguir:
Passo 1: em um vidro com esmalte base transparente, adicione 3 dentes de alho picados, 3 gotas de limão e outras 3 de iodo branco. Deixe a mistura agir por uma semana dentro do recipiente.
Passo 2: aplique uma camada do esmalte por dia durante duas semanas seguidas. Pare uma semana com o tratamento e depois retorne por mais duas.
O ácido do limão e as propriedades do iodo e do alho criarão um ambiente esterilizado e ácido e os fungos morrerão aos poucos. Aplique somente na unha doente e não nas demais.
Como curar fungos nas unhas dos pés a partir da prevenção
Para que você não precise se preocupar em aprender como curar fungos nas unhas dos pés, o método mais eficaz é a prevenção. Confira dicas:
– Não ande descalço em banheiros públicos
– Não compartilhe a toalha usada para secar os pés
– Não utilize as meias mais do que uma vez sem lavá-las
– Mantenha os sapatos limpos e arejados por dentro.
Se você notar que sua unha está começando a adquirir um aspecto semelhante ao provocado pelos fungos, procure imediatamente um dermatologista.
Nem sempre os casos estão em estágio inicial e pode ser preciso inserir algum tipo de tratamento à base de remédios manipulados. Avaliando o avanço de cada caso o médico poderá indicar como curar fungos nas unhas dos pés da maneira mais eficiente possível.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!